AMMP

Dica Cultural

 
AMMP CULTURAL 14/11/2017 

Quinzenalmente, compartilhamos com você a melhor programação de exposições, peças de teatro, shows, concertos, danças e outras manifestações de arte em Belo Horizonte.

 
 
 


 

EX África

Até 30 de dezembro – de quarta a segunda, das 9 às 21 horas

CCBB (Praça da Liberdade, 450)

Maior e mais importante exposição de arte africana contemporânea realizada no Brasil, num momento em que a herança africana volta a estar em evidência, “Ex Africa” apresenta 18 artistas da geração jovem e intermediária, vindos de oito países africanos que despertam grande atenção internacional, pouco conhecidos no Brasil.

A esses 18 artistas se juntam dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula, que montaram uma exposição no Brazilian Quarter de Lagos (Nigéria), bairro construído por negros escravizados retornados à África.

Mais informações em (31) 3431-9400.

 

Arteminas

Até 19 de novembro – de terça a sábado, das 9h30 às 21h; e domingo, das 16h às 21h

Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

Randolpho Lamonier, um dos convidados para a terceira edição do programa Arteminas  – não quis o que estava no ar, na Galeria Genesco Murta apresenta o resultado de diversas pesquisas em diferentes mídias.  São 130 obras na exposição Vigília  – fotografias, pinturas, desenhos, vídeos, tapeçaria e instalações.

A exposição Faça Você Mesmo Sua Capela Sistina, do artista Pedro Moraleida, falecido precocemente aos 22 anos, ocupam a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. São mais 130 trabalhos, entre esculturas, textos, radiografias, vinhetas musicais, desenhos e pinturas, com curadoria de Augusto Nunes-Filho.

Marta Neves – à boca pequena, ocupa a Galeria Arlinda Corrêa Lima com mais de 30 trabalhos, em diferentes suportes, de variados momentos da produção da artista. As obras, feitas a partir de bordados, panos de prato, faixas de rua, imagens digitalizadas e pinturas na parede, entre trabalhos inéditos e antigos,  são inspiradas no dia a dia.

Outras informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

O tempo dos sonhos: Arte Aborígene contemporânea da Austrália

Até 19 de novembro, de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Casa Fiat (Praça da Liberdade, nº 10)

A mais abrangente exposição de arte aborígene realizada na América Latina reúne mais de 70 obras-símbolo da perpetuação da tradição artística mais antiga do mundo e incita reflexão acerca da sobrevivência das culturas indígenas. O acervo tem mais de 70 obras, entre pinturas, esculturas, litografias e bark paintings (pinturas em entrecasca de eucalipto). A mostra apresenta a expressão artística contemporânea e narrativas da cultura aborígene com obras representativas das diversas regiões daquele país continente. Toda a programação é gratuita.

A seleção abrange desde a década de 1970, período em que a Austrália deu início a políticas de valorização e resgate dessas comunidades, e de um movimento em prol da difusão de sua rica e diversificada arte. A exposição conta com obras de renomados artistas, como Rover Thomas e Emily Kame Kngwarreye.

Outras informações pelo telefone (31) 3289-8900 ou em www.casafiatdecultura.com.br.

Suassuna – O Auto do Reino do Sol

Dias 18 e 19 de novembro – sábado, às 21h, e domingo, às 19h30 

Ses Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046)

‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’ traz na essência uma série de características de seu homenageado. Ariano Suassuna (1927- 2014) – que teria completado 90 anos em junho – defendeu incansavelmente a brasilidade e a valorização da cultura nacional, ao mesclar a arte popular e o universo erudito em todas as suas obras.

O texto é de Bráulio Tavares e música de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho.

Ingressos na bilheteria ou em ingressosrapido.com.br. Outras informações pelo telefone (31) 3270-8100.

 

Minha Mãe é Uma Peça

Dia 16 de dezembro, às 19 e 21 horas

Km de Vantagens Hall BH (Avenida Nossa Sra. do Carmo, 230)

Onze anos após sua estreia, “Minha Mãe É Uma Peça” volta aos palcos com uma remontagem especial. O espetáculo, concebido e escrito por Paulo Gustavo, é inspirado em sua própria mãe.

Os ingressos poderão ser adquiridos pela internet (www.ticketsforfun.com.br), nos pontos de venda espalhados pelo Brasil e na bilheteria.

Classificação etária: 14 a 15 anos, permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsável legal; 16 anos, liberado.

Outras informações pelo telefone (31) 3209-8989.

 

Violetas na Janela

Dia 25 de novembro – sábado, às 21 horas

Cine Theatro Brasil Vallourec

Violetas na Janela é um romance espírita, alegadamente narrado pelo espírito “Patrícia” e psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. Patrícia Braghini era uma jovem espírita de 19 anos, filha de José Carlos Braghini e Anézia Alba Marinzeck Braghini, que morreu após um acidente vascular cerebral em sua casa.

Psicografado por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, o livro foi publicado em 1993. Adaptação e direção de Ana Rosa.

Vendas na bilheteria ou no site www.compreingresso.com.br. Outras informações pelo telefone (31)3201-5211.

 

Intimidade Indecente

Até 17 de dezembro – sexta e sábado, `s 20h30: domingo, às 19 horas

Teatro da Cidade (Rua da Bahia, 1341)

Bem-humorado, comovente, emocionante, texto primoroso e atual de Leilah Assumpção, retrata o cotidiano das relações de um casal ao longo de quatro décadas. Em cena, Andreia Garavello e Geraldo Peninha dão forma às personagens que vão fazer você rir muito e também se emocionar pra valer.

Mais informações em http://www.vaaoteatromg.com.br/ ou pelo telefone (31) 3272-7487.

Uma noite dessas com Débora Secco

Dias 18 e 19 de novembro – sábado, às 21 horas; domingo, às 19 horas

Cine Theatro Brasil (Avenida Amazonas, 315)

 

Espetáculo-solo de Deborah Secco em comemoração a seus 30 anos de carreira.  Sobre o palco, uma Atriz está na dúvida se aceita ou não participar de um novo projeto teatral; nessa indecisão, ela imagina, diante de si, um público que possa, depois de avaliar prós e contras, ajudá-la a se decidir fazer ou não o tal projeto.

O que a atriz sabe sobre o espetáculo criado para ela e o que revela ao público imaginado? Sua dramaturgia apresenta personas do show-biz – O encenador, o produtor, o compositor… – preparando um musical sobre as deusas-mãe, as criadoras de mundos, os mitos femininos das diversas mitologias, e cujo título é Desfile das Mulheres Exemplares.

Enquanto a atriz-solista, com a ajuda do público sonhado, pensa cena a cena o espetáculo a ser encenado, em meio a tantas mulheres excepcionais surge uma personagem-qualquer, moderna e contemporânea que vive seu cotidiano e que se chama Ximona. A partir daí, o espetáculo-dúvida ganha uma protagonista que vive fora da vida-clichê e parece possuir um saber insondável e desconhecido. Isso desperta o interesse da atriz-cética que se torna afirmativa e se decide pelo sim, o sagrado sim, pela sua participação no inédito projeto teatral.

Classificação etária: 14 anos. Outras informações pelos telefones (31) 3201-5211 e (31) 3243-1964

Caravanas – Chico Buarque

De 13 a 16 de dezembro, às 21 horas

Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537)

Ausente dos palcos desde 2012, Chico Buarque inicia por Belo Horizonte a turnê nacional de Caravanas, título homônimo de seu último álbum, lançado em agosto pela Biscoito Fino.

A estreia acontece no dia 13 de dezembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, seguida de apresentações nos dias 14, 15 e 16. Serão apenas quatro apresentações na capital mineira.

Ingressos simultaneamente na bilheteria do teatro e no site www.ingressorapido.com.br. Outras informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Geminis – Bee Gees – The Tribute Show

Dia 13 de dezembro, às 20h30

Teatro Brasil Vallourec (Avenida Amazonas, 315)

O espetáculo Geminis Tribute To Bee Gees, do grupo argentino Geminis, revive grandes sucessos da banda que marcou gerações e fundou o estilo “Disco” na década de 70. Nesse espetáculo, o trio composto por Ismael Espiño (como Barry Gibb), Alejandro Niz (como Robin Gibb) e Daniel Liberchuk (como Maurice Gibb) apresentará os grandes hits que transformaram os Irmãos Gibb em lendas da música pop.

O público vai ter a sensação de estar vendo e escutando novamente os Bee Gees no palco, em uma recriação minuciosa, que cuida de todos os mínimos detalhes.

Ingressos em compra.compreingressos.com/comprar/ ou na bilheteria. Outras informações pelo telefone (31) 3201-5211.

 

Desde Aquele Dia – 30 anos A Revolta dos Dândis

Dias 25 e 26 de novembro – sábado, às 21 horas; domingo, às 19h

Palácio das Arte (Grande Teatro – Avenida Afonso Pena, 1537)

O compositor, cantor, multi-instrumentista e escritor Humberto Gessinger, acompanhado por Rafa Bisogno (bateria e percussão) e Felipe Rotta (guitarra e violão), Gessinger (vocal, baixo, guitarra, teclados, acordeon e harmônica) apresenta, na íntegra, o disco “A Revolta dos Dândis”, clássico dos Engenheiros do Hawaii, que completa 30 anos em 2017, além de músicas de todas as fases de sua carreira, com destaque para as canções de seu novo compacto, “Desde Aquela Noite”.

Ingressos na bilheteria do Palácio das Artes ou em www.ingressorapido.com.br/venda/?id=1932#!/tickets. Informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Saudades da Elis – Tunai & Wagner Tiso

Dia 17 de novembro, às 21 horas

Cine Theatro Brasil (Avenida Amazonas, 315)

Tunai e Wagner Tiso homenageiam Elis Regina com o show Saudade da Elis.  Um foi apresentado a Elis Regina em 1964; o outro, dez anos depois, pelo irmão João Bosco.Os dois “ilustres desconhecidos” que a cantora apadrinhou. Como forma de gratidão, Wagner Tiso e Tunai se juntam nesse show.

O projeto ganhou forma em 2012, após Tiso participar do disco Eternamente, em que Tunai regravou seus sucessos. A homenagem tem como base piano, violão e voz. O nome do show se reporta a Saudade do Brasil, espetáculo que Elis estreou em 1980.

Ingressos na bilheteria ou em compreingressos.com.br. Mais informações pelo telefone (31) 2626-1251.

 

IRA!  FOLK

18 de novembro, às 22 horas

Km de Vantagens (Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230)

A apresentação marca os 36 anos de carreira do Ira, que gravou no ano passado um DVD acústico. O show conta com as participações especiais dos músicos Daniel Scandurra, filho de Edgard e violonista na apresentação, e Johny Boy, multi-instrumentista – piano e violões, que tocam no DVD mais recente do Ira! O repertório será de clássicos da banda, como “Flores Em Você”, “ Dias de Luta”, “Envelheço na Cidade “, “Eu Quero Sempre Mais”, “O Girassol ”, “ Tolices”, “ Tarde Vazia”, “ 15 Anos”, “ Núcleo Base”, “Boneca de Cera” e tantas outras, estarão com uma nova roupagem, intimista dessa vez, só com as vozes e violões.

O show foi completamente idealizado para que os fãs que acompanham a banda em seus 35 anos de estrada e normalmente acostumados com o som vigoroso e elétrico característico, experienciem a banda de uma maneira diferente.

Os ingressos poderão ser adquiridos pela internet www.ticketsforfun.com.br, nos pontos de venda espalhados pelo Brasil e na bilheteria do Km de Vantagens Hall BH. Outras informações pelo telefone (31) 3209-8989.

 

Vanessa da Mata

Dia 25 de novembro, às 22 horas

Km de Vantagens Hall BH (Av. Nossa Senhora do Carmo, 230)

Vanessa da Mata se apresenta em BH com novidades. A cantora e compositora lança a turnê de seu mais novo CD e DVD Caixinha de Música que reúne novas canções e sucessos.

Gravado ao vivo, em duas noites de maio, em São Paulo, o show, que tem direção musical do guitarrista Maurício Pacheco, reúne três novas canções da cantora e compositora matogrossense. Além da faixa “Caixinha de Música”, que dá nome ao novo trabalho, ela ainda apresenta “Orgulho e Nada Mais” e “Gente Feliz”, também registrada em faixa-bônus com uma das maiores revelações da cena brasileira, o grupo BaianaSystem.

No repertório estão músicas como “Love Will Tear us Apart”, clássico do grupo inglês JoyDivision, “Mágoas de Caboclo” e “Vá Pro Inferno com Seu Amor”, gravadas, respectivamente, por Orlando Silva e a dupla Milionário e José Rico, além de grandes hits de Vanessa, como “Ai, Ai, Ai”, “Amado”, “Boa Sorte/GoodLuck”, “Não Me Deixe Só”, “Ainda Bem”, entre outras.

Ingressos na bilheteria ou em www.ticketsforfun.com.br. Outras informações pelo telefone (31) 3209-8989.

Sala Minas Gerais

Rua Tenente Brito, 1090

 

Dias 16 e 17 de novembro, às 20h30

Neukomm, o austríaco do Brasil Império

 

Bruno Procopio, regente convidado

Marcus Julius Lander, clarinete

 

|    Presto

 

|    Veloce

NUNES GARCIA

WEBER

WEBER

NEUKOMM

Abertura Zemira

Concertino para clarinete em Mi bemol maior, op. 26

Sinfonia nº 1 em Dó maior, op. 19

Grande Sinfonia Heroica, op. 19

Bruno Procopio, regente convidado

 

Sinfonia nº 1 em Dó maior, op. 19 | WEBER

Grande Sinfonia Heroica, op. 19 | NEUKOMM

 

Dias 23 e 24, às 20h30

Henrik Schaefer, regente convidado
Ronaldo Rolim, piano
WALTON | DEBUSSY | SIBELIUS

Quando a alma de Sibelius se confessa

Henrik Schaefer, regente convidado
Ronaldo Rolim, piano

|    Allegro

|    Vivace

WALTON/Mathieson
DEBUSSY
SIBELIUS

Hamlet e Ofélia
Fantasia para piano e orquestra
Sinfonia nº 2 em Ré maior, op. 43

Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços

De 16 a 19 de novembro

Mariana

Mariana recebe o Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços. Com a presença de mais de uma centena de palhaços de diversas cores, estilos, tamanhos e nacionalidades, o festival tem quatro dias de programação gratuita na Praça da Sé, Praça Gomes Freire, Rua Frei Durão, asilos e hospitais, além da descentralização, que leva espetáculos a bairros e distritos próximos à cidade.

São espetáculos, rodas de conversa, shows de música, lançamento de livro e exibição de filmes. Mauro Consenza (Uruguai), Francois Buille (França), Umberto Rosichetti (Itália), Atalwalpa Coello (Peru), Circo Amarillo (Argentina/Brasil), Irmãs Cola (Brasil/SP), Artitude (Brasil/Brasília), Pé de Cana (Brasil/SP), Cia. Lunática (Brasil/MG), Palhaço Furreca (Brasil/MG), Cia. Circunstância (Brasil/MG), Palhaço Viralata (Brasil/MG), Uniclown (Brasil/MG), Cia. Sapato Velho (Brasil/RJ), Guga Morales (Brasil/RJ), Nopok (Argentina/Brasil) estão entre os confirmados.

O grande homenageado da edição é o palhaço Saracura. Descendente da terceira geração de uma família circense. A abertura do Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços será na Feira Noturna de Mariana. No dia 16 de novembro, o Circovolante leva dois espetáculos e um show para marcar o início do evento, na Praça dos Ferroviários. Entre os destaques, está o Samba no Pé de Moleque, que acontece no sábado, 18 de novembro, quando todos os palhaços se reúnem – e o público também entra no clima com roupas coloridas e pinturas – e um grande cortejo segue contagiando as ladeiras da cidade histórica. Uma novidade é a programação simultânea, com espetáculos acontecendo em locais diferentes, ao mesmo tempo, para que todos possam desfrutar melhor das atrações.

AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928

CEP 30.140-062 – Barro Preto

Belo Horizonte – Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso