AMMP

Dica Cultural 28.11.17

 
AMMP CULTURAL 28/11/2017 

Quinzenalmente, compartilhamos com você a melhor programação de exposições, peças de teatro, shows, concertos, danças e outras manifestações de arte em Belo Horizonte.

 
 
 

Lorenzato: Simples Singular

Até 18 de fevereiro – terças a sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.

Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244)

A exposição panorâmica Lorenzato: Simples Singular reúne cerca de 300 obras do pintor e escultor ítalo-brasileiro Amadeo Luciano Lorenzato, entre pinturas, desenhos, esculturas e aquarelas, além de videodocumentários, acervo documental e objetos do atelier que pertenceram ao artista. A curadoria é de Marconi Drummond e Fabíola Moulin.

Filho de italianos que vieram para o Brasil em busca de trabalho, o artista nasceu em Belo Horizonte, em 1900. Foi no Minas, em 1964 e 1967, que ele fez suas primeiras exposições individuais e participou das coletivas “Fim de Ano” e “Salão Jovem”, em 1965, todas organizadas por Palhano Júnior, responsável pelo Departamento Cultural do Minas à época.

Outras informações pelo telefone (31) 3516-1360.

 

EX África

Até 30 de dezembro – de quarta a segunda, das 9 às 21 horas

CCBB (Praça da Liberdade, 450)

Maior e mais importante exposição de arte africana contemporânea realizada no Brasil, num momento em que a herança africana volta a estar em evidência, “Ex Africa” apresenta 18 artistas da geração jovem e intermediária, vindos de oito países africanos que despertam grande atenção internacional, pouco conhecidos no Brasil.

A esses 18 artistas se juntam dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula, que montaram uma exposição no Brazilian Quarter de Lagos (Nigéria), bairro construído por negros escravizados retornados à África.

Mais informações em (31) 3431-9400.

 

O corpo da matéria; a matéria do corpo

Até dia 3 de dezembro, de terça a sexta, das 10 às 21 horas; domingo, das 10 às 18 horas

Casa Fiat (Praça da Liberdade, 10)

Paolo Grassino e Luigi Mainofi. A curadoria é de Alessandro Dema.

Mais informações pelo telefone (31) 3289-8900.

Espetáculo 5X – Bruno Mazzeo

Dias 2 e 3 de dezembro – sábado, às 21 horas; domingo, às 19h

Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420)

Com Bruno Mazzeo, a montagem é dirigida por Monique Gardenberg e Hamilton Vaz Pereira e apresenta ao público cinco esquetes. Antonio Prata, Jô Bilac, Julia Spadaccini e Pedro Kosovski são os autores dos textos interpretados. Também estão em cena Fabiula Nascimento, Debora Lamm e Thalita Carauta, enquanto Luís Miranda apresenta um texto de sua própria autoria.

As esquetes que já foram assistidas por mais de 450 mil pessoas em 1993, 95 e 99 envolvem as mais variadas situações. Uma branca de neve que se vê como princesa demodê e tenta construir uma nova mulher. Uma socialite vinda da França para uma palestra sobre sofisticação e elegância que dá dicas de lugares, moda, comidas e drinks para um grupo de convidados especiais.  Um pai que vai parar na delegacia por tomar medidas extremas após meses sem conseguir dormir. Um figurante que costuma filar um lanche nos testes de elenco e tira o diretor do sério. Por fim, uma arara inconformada com os critérios do pet shop para escolher os bichos da vitrine e tem um arroubo de ódio direcionado, em especial, a um público. 

Ingressos em ingressorapido.com.br. Mais informações (31) 3270-8100.

 

Minha Mãe é Uma Peça

Dia 16 de dezembro, às 19 e 21 horas

Km de Vantagens Hall BH (Avenida Nossa Sra. do Carmo, 230)

Onze anos após sua estreia, “Minha Mãe É Uma Peça” volta aos palcos com uma remontagem especial. O espetáculo, concebido e escrito por Paulo Gustavo, é inspirado em sua própria mãe.

Os ingressos poderão ser adquiridos pela internet (www.ticketsforfun.com.br), nos pontos de venda espalhados pelo Brasil e na bilheteria.

Classificação etária: 14 a 15 anos, permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsável legal; 16 anos, liberado.

Outras informações pelo telefone (31) 3209-8989.

 

Intimidade Indecente        

Até 17 de dezembro – sexta e sábado, `s 20h30: domingo, às 19 horas

Teatro da Cidade (Rua da Bahia, 1341)

Bem-humorado, comovente, emocionante, texto primoroso e atual de Leilah Assumpção, retrata o cotidiano das relações de um casal ao longo de quatro décadas. Em cena, Andreia Garavello e Geraldo Peninha dão forma às personagens que vão fazer você rir muito e também se emocionar pra valer.

Mais informações em http://www.vaaoteatromg.com.br/ ou pelo telefone (31) 3272-7487.

BH Beatle Week

Dias 6, 7 ,8, 9 e 10 de dezembro, às 21horas

Ouro Minas

Neste ano, as apresentações acontecerão em dois ótimos locais, facilitando a logística e permitindo que todos possam ver o maior número de shows possíveis: o Ouro Minas Palace Hotel e o Centro Universitário UniBH, no Bairro Buritis.

Haverá atrações musicais voltadas para a criançada nos dois lugares, com direito  a matinê no sábado, dia 9 de dezembro.  No domingo, dia 10,  será realizado evento solidário com entrada gratuita mediante à doação de 1kg de alimento não perecível.

São bandas e artistas de vários estados do Brasil e de países como Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina e Chile. Além de, claro, da nossa querida Minas Gerais também. Na pauta, o retorno de Gary Gibson e Ringer Star, o terceiro show da trilogia em homenagem a Paul McCartney com Aggeu Marques & The Yesterdays e o já tradicional show “Brasil & Os Beatles” com ninguém menos, ninguém mais do que Flávio Venturini, Cláudio Venturini, Paulinho Pedra Azul.

No dia 10, nove bandas se revezarão no palco do Uni Buritis.

 

Em Casa com Luiz Eça

Dori Caymmi, Zé Renato, Joyce Moreno e Toninho Horta

Dia 29 de novembro, às 21 horas

Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420)

Em homenagem a Luiz Eça, seu filho Igor Eça, produziu um CD que fizesse jus a sua dimensão. Nasceu assim o show “Em Casa” com Luiz Eça, disco que reúne Dori Caymmi, Edu Lobo, Toninho Horta e Zé Renato, todos seus discípulos. E mais, Itamar Assiere no piano, Mauro Senise, sopros, Ricardo Costa e Jurim Moreira, bateria e Igor Eça no baixo.

Para recriar o clima de sarau de sua casa, Igor, optou por um revezamento em várias formações. Em Tamba, todos juntos. Dori e Zé Renato em Búzios. Toninho na voz e guitarra em Dolphin e Chico’s blues. O show contará com a participação de Joyce Moreno, que também homenageará seu mestre. A direção musical é de Igor Eça e Itamar Assiere.

Ingressos em www.ingressorapido.com. Outras informações pelo telefone (31) 3270-8100.

 

Martinho da Vila

Dia 9 de dezembro, às 22 horas

Km de Vantagens Hall (Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230)

Conhecido como um dos maiores sambistas desse país, o cantor e compositor Martinho da Vila desembarca, no sábado, dia 09 de dezembro, às 22h, no palco do Km de Vantagens Hall, em Belo Horizonte com o show De Bem Com A Vida.

Venda de ingressos na bilheteria e no site: www.ticketsforfun.com.br. Outras informações pelo telefone (31) 3209-8989.

 

Caravanas – Chico Buarque

De 13 a 16 de dezembro, às 21 horas

Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537)

Ausente dos palcos desde 2012, Chico Buarque inicia por Belo Horizonte a turnê nacional de Caravanas, título homônimo de seu último álbum, lançado em agosto pela Biscoito Fino.

A estreia acontece no dia 13 de dezembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, seguida de apresentações nos dias 14, 15 e 16. Serão apenas quatro apresentações na capital mineira.

Ingressos simultaneamente na bilheteria do teatro e no site www.ingressorapido.com.br. Outras informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Geminis – Bee Gees – The Tribute Show

Dia 13 de dezembro, às 20h30

Teatro Brasil Vallourec (Avenida Amazonas, 315)

O espetáculo Geminis Tribute To Bee Gees, do grupo argentino Geminis, revive grandes sucessos da banda que marcou gerações e fundou o estilo “Disco” na década de 70. Nesse espetáculo, o trio composto por Ismael Espiño (como Barry Gibb), Alejandro Niz (como Robin Gibb) e Daniel Liberchuk (como Maurice Gibb) apresentará os grandes hits que transformaram os Irmãos Gibb em lendas da música pop.

O público vai ter a sensação de estar vendo e escutando novamente os Bee Gees no palco, em uma recriação minuciosa, que cuida de todos os mínimos detalhes.

Ingressos em compra.compreingressos.com/comprar/ ou na bilheteria. Outras informações pelo telefone (31) 3201-5211.

Lírico ao Meio-Dia

Dia 28 de novembro

Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1530)

O Coral Lírico de Minas Gerais sobe ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes para o último concerto de 2017 da série Lírico ao Meio-dia. Sob regência da maestrina Lara Tanaka e acompanhamento do pianista Fred Natalino, o concerto terá participação da Happy Feet Jazz Band e do grupo de dança BeHoppers.

O repertório da apresentação inclui obras populares na temática do negro spiritual e do jazz. O spiritual surgiu nos EUA ainda durante o período de escravidão, uma forma que os escravos encontraram para manter os cultos de sua religião. Essa música precede o jazz e é um dos “blocos fundamentais” para o desenvolvimento do popular estilo de música americana.

Já o jazz, nasce da mistura de diversos estilos como o próprio spiritual, o blues, o ragtime, as músicas de trabalho dos escravos, são alguns exemplos que ajudaram a formar este estilo que atualmente é tão apreciado por um seleto público e interpretado por grandes músicos como Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan Wynton Marsalis, Oscar Peterson, Duke Ellington entre outros.

Outras informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Concertos Virtuosi – Valentina Lisitsa

Dia 28 de novembro, às 20h30

Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420)

A pianista ucraniana é muito mais do que a primeira pianista erudita a se tornar estrela do YouTube: é a primeira a converter o sucesso da internet em uma carreira de proporções globais. Já se apresentou com as principais orquestras do mundo e, com uma agenda de concertos entre Nova Iorque, Paris, Tóquio e Buenos Aires, atrai multidões por onde passa.

Em 2007, lançou o seu primeiro vídeo no YouTube e hoje o seu canal conta com mais de 155 milhões de visualizações, crescendo a um ritmo de 75 mil visualizações por dia, números sem precedentes na música de concerto e semelhantes a de astros da música pop internacional. Sua relação com o Brasil se iniciou em 2009, quando ela se apresentou em turnê com a violinista Hilary Hahn.

Ingressos em www.ingressorapido.com.br. Outras informações pelo telefone (31) 3270-8100.

 

Sala Minas Gerais

Rua Tenente Brito, 1090

 

Dia 30 de novembro e 1º de dezembro, às 20h30

 

Um Tchaikovsky que nos move

Fabio Mechetti, regente

Paulo Álvares, piano

 

|    Presto

 

|    Veloce

SCHWANTNER

E. ÁLVARES

TCHAIKOVSKY

A Sudden Rainbow

O livro dos seres imaginários

Sinfonia nº 4 em fá menor, op. 36

 

Dias 14 e 15 de dezembro, às 20h30

Pela galáxia de Holst

Fabio Mechetti, regente

Concentus Musicum de Belo Horizonte, coral feminino

Iara Fricke Matte, regente do coral

 

|    Allegro

 

|    Vivace

IVES

FACÓ

HOLST

A pergunta não respondida

Aproximações Áureas

Os planetas, op. 32

Ingressos em www.ingressorapido.com.br. Mais informações pelo telefone (31) 3219-9000.

Ballet do Amor Brasileiro

Dia 28 de novembro, às 21 horas

Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244)

A dança e o amor na música brasileira. Casais de bailarinos em cena com coreografias de pas de deux de Sandra Santos e Samuel Samways.

Trilha gravada em arranjos originais pela Orquestra Ouro Preto regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo e pelo grupo do músico Rodrigo Torino.  Músicas de Tom Jobim, Villa Lobos, João Bosco, Milton e Brant, Caetano, Flavio Venturini, entre outros.  A direção geral é de Paulo Rogério Lage; do Ballet, Miriam Pederneiras. 

Ingressos na bilheteria. Mais informações pelo telefone (31) 3516-1360.

AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928

CEP 30.140-062 – Barro Preto

Belo Horizonte – Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso