AMMP

AMMP Cultural 23.02.18

 
AMMP CULTURAL 23/02/2018 

Quinzenalmente, compartilhamos com você a melhor programação de exposições, peças de teatro, shows, concertos, danças e outras manifestações de arte em Belo Horizonte.

 
 
 

III Circuito 10 Contemporâneo

3 de março, 11h às 18h

Endereço das galerias:

AM Galeria –  Rua do Ouro, 136, Serra, Belo Horizonte

Beatriz Abi-Acl-  Rua Santa Catarina, 1155, Lourdes, Belo Horizonte

Celma Albuquerque- Rua Antônio de Albuquerque, 885, Lourdes, Belo Horizonte

dotART-Rua Bernardo Guimarães 911, salas 8 e 18, Funcionários, Belo Horizonte

Lemos de Sá- Av. Canadá, 147, Jardim Canada,Nova Lima

Manoel Macedo- Rua Lima Duarte, 158, Carlos Prates,  Belo Horizonte

Murilo Castro- Rua Benvinda de Carvalho, 60, Santo Antônio, Belo Horizonte

Orlando Lemos- Rua Melita, 95, Jardim Canadá, Nova Lima

Quadrum- Av. Prudente de Morais, 78, Cidade Jardim, Belo Horizonte

Studio Cícero Mafra- Rua Xingú, 487, Alto Santa Lúcia, Belo Horizonte

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3261-3993 

Ao longo dos últimos anos, a arte contemporânea brasileira vem conquistando espaço em museus e importantes galerias pelo mundo. Essa visibilidade é atribuída não só ao amadurecimento do mercado e da produção artística, mas também ao trabalho consistente das galerias. O alto nível dos profissionais envolvidos – da pesquisa à curadoria – representa um fator fundamental de geração de valor para o artista, que conta com uma plataforma de exposição e comercialização de suas obras, para o colecionador, que tem a garantia de procedência e autenticidade e, principalmente, para quem quer começar sua coleção e pode contar com assessoria especializada.

Nesse contexto, Belo Horizonte, um dos principais pólos nacionais de arte, recebe, no dia 3 de março, o III Circuito 10 Contemporâneo, movimento que reúne as 10 melhores galerias de Minas, em mostras inéditas e gratuitas na capital, abertas no mesmo dia e horário.

ENTRE A PAUSA E O SILÊNCIO, EXISTE UM LUGAR…

8 de março a 12 de março, 19h às 19h50

CCBB Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: (31) 3431-9400

Dudude e Renato Motha completam 20 anos de parceria. Este espetáculo de celebração é tecido por afinidades preciosas construídas ao longo do tempo pelos artistas que traçam desenhos sonoros e gestuais no espaço e criam campos sinestésicos para instalar a poesia entre dança e música num acontecimento raro e sutil, entre a pausa e o silêncio.

 

44ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança

5 de janeiro a 4 de março

A Campanha de Popularização do Teatro & Dança de 2018 chega à sua 44ª edição e traz mais de 130 espetáculos de teatro, musicais e de dança – adultos e infantis – aos palcos de diversos espaços espalhados pela região metropolitana de Belo Horizonte.

Para conferir a programação completa dos espetáculos clique aqui

 

Francisco de Assis- Do Rio ao Riso

9 de março e 10 de março, 20h

Cine Theatro Brasil Vallourec, Rua dos Carijós, 258 – Centro

Classificação: 12 anos

Outras informações pelo telefone: (31) 3201-5211

O espetáculo traduz a imagem não só do santo, mas do homem genial que foi Francisco, da sua infância até a sua morte. Toma-se dele a humanidade com que enfrentou o seu desafio de mais amar que ser amado. A ideia é fazer rir sem ofender. É divertir sem blasfemar. Sem ferir a aura de santo que lhe é peculiar, o espetáculo mostra, sob uma nova e divertida perspectiva, a sua fraterna existência sobre a terra.

Zeca Pagodinho e Maria Bethânia “De Santo Amaro a Xerém”

5 de maio,

Km de Vantagens Hall BH, Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 – São Pedro

Classificação: 13 anos

Outras informações pelo telefone: (31) 3209-8989

Na apresentação conjunta, Pagodinho deve cantar êxitos de suas três décadas de carreira. Os admiradores poderão ver, ao vivo, músicas como Deixa a vida me levar, Faixa amarela, Vai vadiar e Quando a gira girou. Já Maria deve apresentar clássicos como Explode coração, Carta de amor, Olhos nos olhos e Carta de amor. O dueto Sonho meu, gravado para o DVD Quintal do Pagodinho 3, também deve embalar o repertório do show.

 

Nando Reis – Turnê Jardim Pomar

3 de março, 22h

Km de Vantagens Hall BH, Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 – São Pedro

Classificação: 14 anos

Outras informações pelo telefone: (31) 3209-8989

O show marca o encerramento da tour do cantor paulista para divulgar este volume, que foi produzido de maneira totalmente independente pelo próprio artista, o jardim-pomar. Gravado praticamente em duas cidades – São Paulo e Seattle, nos Estados Unidos – o disco conta com o produtor americano Jack Endino, que já trabalhou com bandas como Nirvana, Soundgarden e os Titãs.

 

ADMIRÁVEL MÚSICA NOVA

8 de março a 11 de março, 20h30 às 21h30

CCBB Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Classificação: 10 anos

Outras informações pelo telefone: (31) 3431-9400

O festival propõe o encontro improvável de artistas que transitam em estéticas diferentes e que convergem para pontos comuns: vanguarda artística, características pós-modernas e contorno popular. Claudio Dauelsberg, curador do Festival Admirável Música Nova, aposta nessa ideia para levar ao palco do CCBB shows inéditos, cheios de energia.

 

Jazz e vinhos com Jambatrio

28 de fevereiro, 20h

Café Com Letras Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: 31 3267-9929

O Trio existe desde o final dos anos 90 sempre com Irio Junior e Eneias Xavier convidando um baterista, dessa vez ao lado de Lincoln Cheib. Jamba trio tem como base a improvisação dentro da rítmica da música brasileira. Eneias Xavier e Irio Junior tem trabalhado com a música instrumental nos ultimos 25 anos ao lado de Nenê, Arismar do Espirito Santo, Vinicius Dorin, Maria Schneider, Chris Potter, Milton Nascimento entre outros.

 

Show Martinho da Vila

9 de março, 22h

Km de Vantagens Hall BH, Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 – São Pedro

Classificação: 14 anos

Outras informações pelo telefone: (31) 3209-8989

Nacionalmente conhecido como sambista, Martinho da Vila é um representante da MPB, com várias composições gravadas por cantores e cantoras de diversas vertentes musicais, intérpretes consagrados no Brasil.

 

Toquinho & MPB4 – 50 Anos de Música

9 de março, 21h

Grande Teatro, Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: Livre

Outras informações: (31) 3236-7400

Para o show, o público pode esperar surpresas e deliciosas histórias de tantos anos de sucesso. Toquinho, com seu violão inigualável, aliando técnica, virtuosismo e sensibilidade em sucessos como “Aquarela” e “Samba de Orly”, e o grupo vocal MPB4, grande intérprete dos mais conhecidos compositores da música popular brasileira, incluindo seus dois companheiros de cena, em músicas inesquecíveis como “Amigo é pra essas coisas” e “Roda viva”.

 

IDEA Apresenta: Irene Bertachini

28 de fevereiro, 20h30

Rua Bernardo Guimarães, 1200 – Funcionários

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: 31 3309-1518

Irene Bertachini é cantautora e enreda seu trabalho dando voz às imagens poéticas da cultura popular e da canção contemporânea brasileira. Em março de 2017, lançou o álbum Revoada em parceria com o compositor Leandro César, gravado em Portugal. Em 2013, lançou seu primeiro CD solo “Irene preta, Irene boa”, considerado um dos melhores álbuns do ano pelos sites “Jardim Elétrico” e “Embrulhador”.

Sinfônica e Lírico em Concerto Abertura de Temporada 2018 | Alexander Nevsky

27 de fevereiro (12h) 28 de fevereiro (20h30)

Grande Teatro, Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: 31 3236-7400

A Cantata Alexander Nevsky é uma composição de Serguei Prokofiev baseada em trilha sonora de sua autoria feita para um filme épico. Prokofiev, compositor e pianista russo, nasceu em 23 de abril de 1891 em Krasne, região de Donetsk, na Ucrânia e morreu em 5 de março de 1953, em Moscou, na Rússia, no mesmo dia e na mesma hora que J. Stalin. Eleito por Stravinsky o maior compositor russo de sua época, Prokofiev escreveu, entre outras obras-primas, o balé Romeu e Julieta, as óperas O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz e a peça sinfônica para crianças Pedro e o Lobo, além das trilhas para os filmes Alexandre Nevsky e Ivan, o Terrível, de Sergei Eisenstein. A composição para o filme Alexandre Nevsky foi adaptada em grande parte em vigorosa cantata, que tem sido apresentada e gravada frequentemente. O filme retrata a história do príncipe homônimo que, em 1242, liderou o exército russo contra a invasão dos Cavaleiros teutônicos.

 

Concerto “As Canções de Francisco Braga”

28 de fevereiro, 13h30

Centro Cultural São Bernardo (CCSB), Rua Edna Quintel, 320 – São Bernardo

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: 31 3277-7416

Concerto para canto e piano com canções de Antônio Francisco Braga (1868-1945), o conhecido autor do Hino à Bandeira, interpretadas pela soprano Mônica Pedrosa e pela pianista Guida Borghoff. Durante o concerto serão realizados comentários sobre o compositor.

 

A beleza do piano de Chopin

1° de março e e 2 de março, 20h30

Sala Minas Gerais, Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto

Classificação: Livre

Outras informações pelo telefone: 3219-9000

BERLIOZ Abertura Carnaval Romano, op. 9

CHOPIN Concerto para piano nº 2 em fá menor, op. 21

PROKOFIEV Sinfonia nº 5 em Si bemol maior, op. 100

Marcos Arakaki é Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais. Tem conduzido importantes orquestras no Brasil e também nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Colaborou com artistas de renome, como Pinchas Zukerman, Gabriela Montero, Sergio Tiempo, Anna Vinnitskaya, Sofya Gulyak, entre outros. Vencedor do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e do I Prêmio Camargo Guarnieri (2009), foi Regente Titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público.

AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928

CEP 30.140-062 – Barro Preto

Belo Horizonte – Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso