Jusé Luiz Pederneiras – “O outro lado da montanha” Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube
Até dia 21.10.2019 às 10h
Centro Cultural Minas Tênis Clube
Rua da Bahia – Lourdes
Classificação: livre
“O outro lado da montanha” é o título da exposição do premiado fotógrafo mineiro José Luiz Pederneiras, que ficará na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC), no período de 21 de julho a 20 de outubro. A mostra reúne 25 imagens, que começaram a ser produzidas em 2014, em formatos variados, com projeto expográfico assinado por Fernando Maculan e Paulo Pederneiras. A entrada é franca. A Galeria do CCMTC funciona de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 11h às 19h. A entrada é franca.
Segundo José Luiz Pederneiras, as imagens mostram as mudanças nos cenários de Minas Gerais, em função da mineração. “As fotos são um estudo sobre a transformação da paisagem, uma nova imagem do quadrilátero ferrífero que está surgindo de forma rápida e silenciosa. Tenho grande admiração por Carlos Drummond de Andrade, e o poema ‘A montanha pulverizada’, que fala sobre a extração de minério de ferro, é uma referência para o trabalho”, afirma Pederneiras.
O mar entra na exposição por ser o que está além. “A montanha e o mar, estão presentes no pensamento do mineiro que sempre pergunta o que está depois da montanha. Será o mar? A montanha produz a riqueza que é escoada pelo oceano”, afirma José Luiz. Para o fotógrafo, o mar faz refletir. “Olhar a linha do mar no horizonte faz com que pensemos, reflitamos sobre o nosso limite. E, para nós, mineiros, é o mar que enxergamos além da montanha”, atesta o artista.
“Em seis anos de atuação, é a primeira vez que a Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube recebe uma exposição de fotografias. É uma honra poder mostrar o trabalho de José Luiz, premiado artista mineiro e mais um grande representante do DNA cultural da família Pederneiras”, afirma o diretor de Cultura do Minas, André Rubião.
Exposição Serro Sem Retoque
Até dia 08.12.2019
Terça, quarta, sexta e sábado: 10h às 18h30
quinta: 12h às 20h30
domingo: 10h às 16h30
Museu Inimá de Paula
Rua da Bahia – Centro
Classificação: livre
A exposição reúne cerca de 70 fotografias de Félix Tolentino. O artista lança seu olhar sobre a cidade encravada no alto da Serra do Espinhaço e compõe imagens que retratam suas belezas naturais e o cotidiano dos moradores.
Experimentos Cênicos – Grupo Galpão
26/10/2019 a 27/10/2019 às 19:00
R. Pitangui, 3413 – Sagrada Família
Classificação: livre
Entre os meses de outubro e novembro os atores do Grupo Galpão darão uma pausa na agenda de viagens pra se dedicarem a um novo projeto na sede da companhia, em Belo Horizonte. Chamada de Experimentos Cênicos a ação promove um trabalho de troca e experimentação do grupo com diretores convidados. O objetivo é estimular o contato com diferentes propostas e impulsionar a criação do novo espetáculo do grupo, com estreia prevista para o segundo semestre de 2020. O projeto é dividido em três etapas de ensaios fechados, cada uma com um diretor e temática distinta. Ao final, o público poderá conferir, em sessões abertas, uma mostra do processo de intercâmbio com cada convidado: a dupla Marcelo Castro e Vinícius Souza (16 e 17 de outubro), Amir Haddad (26 e 27 de outubro) e Rafael Conde (9 e 10 de novembro). A entrada é gratuita e sujeita à lotação, com distribuição de senha uma hora antes de cada sessão que acontece às 19h na sede do Galpão (R. Pitangui, 3413).
De 21 a 25 de outubro, o ator, diretor e teatrólogo Amir Haddad trabalhará com os atores os diferentes caminhos do teatro de rua – tendo como base sua experiência de 60 anos de teatro e quase 40 anos como coordenador do grupo Tá na Rua – utilizando ainda recursos musicais e textos de autores clássicos, como Shakespeare e Brecht. A mostra para o público de parte do processo será nos dias 26 e 27 de outubro.
Juarez Moreira Sexteto interpreta Beatles
18.10.2019 às 20h30
Centro Cultural Minas Tênis Clube
Rua da Bahia – Lourdes
Classificação: livre
Considerado um dos principais nomes do violão brasileiro, Juarez Moreira percorreu os quatro cantos do mundo com a sua música. Tocando repertório inusitado, “Juá”, carinhosamente chamado pelos amigos e fãs, apresenta o show inédito em Belo Horizonte Juarez Moreira Sexteto interpreta Beatles, dia 18 de outubro, no Centro Cultural Minas Tenis Clube às 20:30.
Neste show, Juarez Moreira lança seu olhar sobre clássicos dos Beatles, com arranjos que unem o jazz com a música instrumental brasileira. No repertório, grandes hits como “Blackbird”, Yesterday”, “Eleanor Rigby” e “Ticket to Ride”.
Juarez Moreira (violão e guitarra) forma o sexteto com os grandes músicos e parceiros: Kiko Mitre (baixo), Lincoln Cheib (bateria), Chico Amaral (saxofone e flauta), Cléber Alves (saxofone) e Deangelo Silva (teclado).
Céu – Lançamento do álbum APKÁ
19.10.2019 às 21:00
Sesc Palladium
Rua Rio de Janeiro – Centro
Classificação: livre
Mart’nália Canta Vinicius de Moraes
22.11.2019 às 21:00
Palácio das Artes
Avenida Afonso Pena – Centro
Classificação: livre
Mart’nália é um ícone popular brasileiro. No álbum em que canta Vinicius de Moraes, dá ainda mais vida às composições do carioca.
Só pra Contrariar 30 anos de carreira
29.11.2019 às 22:00
KM de Vantagens Hall
Avenida Nossa Senhora do Carmo – Savassi
Classificação: livre
O Só Pra Contrariar, um dos grupos que ajudou a criar o termo “pagode anos 90”, chega a Belo Horizonte dia 29 de novembro, às 22h, no KM de Vantagens Hall. A nova turnê celebra os 30 anos de carreira da banda e o lançamento do álbum “O Lado B do SPC”.
O conjunto uberlandense, que há três décadas faz sucesso em todo o mundo, estará de volta a um palco na Capital Mineira, para dar nova vida aos maiores sucessos da sua carreira, como “Depois do Prazer”, “Mineirinho”, “Minha Metade”, “Essa Tal Liberdade”, “Sai da Minha Aba (Bicão)” e os novíssimos relançamentos “Mistério do Coração” e “Tem tudo a Ver”.
No palco, o grupo reunirá seus integrantes originais – Fernando Pires, Luiz Fernando, Juliano Pires e Alexandre Popó – numa noite que promete celebrar o melhor do pagode, em um espetáculo vibrante e original.