AMMP

Mar de Lama Nunca Mais é semifinalista do Prêmio CNMP 2021

Nascido em 2016, a partir de iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais e mais de 50 entidades da sociedade civil, o projeto Mar de Lama Nunca Mais foi escolhido no dia 6 de junho, pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) para compor a lista dos 45 projetos semifinalistas do Prêmio CNMP 2021.

Concorrente na categoria “Transversalidade dos direitos fundamentais”, o Mar de Lama Nunca Mais criou um novo marco regulatório de iniciativa popular, para a exploração mineral no Estado tendo em vista o histórico de tragédias socioambientais.

O projeto de lei teve como premissas a proteção ambiental, rigor na fiscalização, processo de licenciamento trifásico para a instalação de barragens e instituição da caução ambiental, que obriga o empreendedor a garantir os custos da desativação das barragens e dos possíveis danos socioambientais e socioeconômicos que um desastre envolvendo tais estruturas possa ocasionar.

Campanha nas ruas

Para conseguir apoio e capilaridade popular à causa, o MPMG, apoiado pela AMMP, promoveu intensa campanha de conscientização e articulação social para a coleta de assinaturas de eleitores de 737 municípios.

Em janeiro de 2019, a AMMP realizou, junto ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Meio Ambiente, Patrimônio Histórico Cultural, Habitação e Urbanismo (Caoma), coletiva de imprensa na sede para debater a proposta. Na ocasião, veículos de imprensa de projeção nacional e estadual compareceram ao ato.

A iniciativa também foi difundida durante o carnaval, quando foram planejadas mobilizações em parceria com os blocos de Belo Horizonte e Itabira.

Além do diálogo com outros Poderes do Estado e com a sociedade, o MPMG e a Associação participaram de audiência pública na Assembleia e acompanharam de perto a tramitação da proposição.

Reconhecimento

O Prêmio CNMP identifica e dissemina projetos bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional, e que contribuem para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso