AMMP

José Silvério Perdigão de Oliveira é empossado como Procurador de Justiça


O Diretor Financeiro da AMMP e Presidente do Conselho Fiscal da Conamp, José Silvério Perdigão de Oliveira, foi empossado como Procurador de Justiça no dia 25 de outubro, em Sessão Solene na Egrégia Câmara de Procuradores de Justiça, em Belo Horizonte.

Compuseram a mesa do evento o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Junior, o Corregedor-Geral Marco Antônio Lopes de Almeida, a Presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público e Ouvidora-Geral do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus, o Desembargador e Ex-Presidente da AMMP, Eneias Xavier Gomes e a Vice-Presidente da AMMP, Luz Maria Romanelli de Castro.

 A Procuradora de Justiça Reyvani Jabour Ribeiro fez a saudação ao empossado, em nome da Câmara de Procuradores: “Despiciendo falar de sua história e de sua luta, que tanto personificou e personifica os valores de nossa instituição por seus méritos e relevantes serviços prestados, sobretudo à nossa Associação de Classe. Foi, até ontem, para orgulho de todos nós, mineiros, o Promotor de Justiça em atividade há mais tempo no Brasil. Querido, respeitado e admirado por todos os recantos do país, conhecido das principais lideranças do MP e conhecedor, como ninguém, de toda a história política de nossa Instituição. (…) Kairós é uma palavra de origem grega e tem o significado de ‘momento certo’. É uma ocasião indeterminada no tempo em que algo especial acontece. A expressão é utilizada na teologia para descrever o tempo de Deus. Por tal razão, saber esperar esse tempo certo é muito difícil. É viver na expectativa de que teremos algo maior e melhor, sem sabermos ao certo quando acontecerá. Mas, os que esperam, maravilham-se sempre. É preciso sabermos esperar para não tomarmos decisões precipitadas, para que não venhamos a nos arrepender, para que não se apresse a vida, afinal, tudo tem o seu tempo. Quando entendemos que há um tempo para todas as coisas na face da terra, vale a pena esperar. Meu quero amigo Perdigão, amigo de todos nós: valeu a pena a sua espera. A sua hora chegou.”

A vice-presidente da AMMP leu uma mensagem escrita pela Presidente, Larissa Rodrigues Amaral, que se encontrava em Brasília na ocasião do evento: “Eterno presidente e amigo Perdigão: hoje é um marco para o Ministério Público e para a Associação. Continue contando sua própria história com a sensibilidade e o acurado olhar para com o ser humano, que lhe são inerentes. Motivo de orgulho e de muitos aplausos, um privilégio para nós compartilhar com você um novo tempo, ainda que, para você, todo tempo seja novo. Com afeto e gratidão, sinta-se especialmente abraçado por nós, Diretoria e funcionários da AMMP.”

O agora Procurador de Justiça José Silvério Perdigão de Oliveira ressaltou ao final de seu discurso: “Lembrando sempre de onde eu vim, aos Promotores: contem comigo. Os aposentados, onde eu em breve chegarei: contem comigo. Às pensionistas: contem comigo. Homens, mulheres, todos nós, juntos, continuaremos a escrever a nossa história. Viva o Ministério Público!”

Por fim, o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Junior, endereçou suas palavras ao empossado: “José Silvério Perdigão de Oliveira agora chega na segunda instância, em uma nova vivência, mas tenho certeza que aquela mão estendida foi, e continuará sendo, como foi dito, para todos os aposentados, aposentadas, pensionistas, da ativa, e tratando todos da mesma forma, do chefe da instituição, qualquer que seja, ao mais simples funcionário. Para mim, é um privilégio estar hoje nesta cadeira de Procurador-Geral de Justiça para empossá-lo e entregar a medalha que tem o nome do nosso mártir”, reforçando que esta posse ficará marcada na história da instituição.

Após assinar o termo de posse, José Silvério Perdigão de Oliveira foi agraciado com a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, do MPMG.

José Silvério Perdigão de Oliveira ingressou no Ministério Público mineiro em 1980. Atuou nas comarcas de Alto Rio Doce, Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte. Atualmente, atuava na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e ocupa o cargo de Diretor Financeiro da AMMP. Foi, por três vezes, presidente da Associação.

Digite os dados de acesso