AMMP

AMMP recebe posse de presidente e acadêmicos da Academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais

Em solenidade realizada hoje, no auditório da AMMP, o Procurador de Justiça aposentado Duarte Bernardo Gomes tomou posse no cargo de presidente da Academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais. A cerimônia também empossou os acadêmicos (as) e conferiu diploma de presidente emérito ao Procurador de Justiça aposentado e ex-presidente da instituição, Luiz Carlos Abritta.

Compuseram a mesa do evento: o presidente da AMMP, Enéias Xavier Gomes, o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, o presidente da Academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais, Duarte Bernardo Gomes, o Procurador de Justiça aposentado Joaquim Cabral Netto e o Procurador de Justiça aposentado e homenageado, Luiz Carlos Abritta.

A solenidade foi iniciada com discurso da vice-presidente da Academia de Letras do MPMG e Procuradora de Justiça aposentada, Selma Maria Ribeiro Araújo.

Em sua fala, Selma Maria Ribeiro Araújo ressaltou a capacidade intelectual do empossado e reafirmou a confiança em seu mandato. “Nós estamos colocando todas as nossas esperanças no seu trabalho, na sua dedicação e no seu empenho. Você tem o MP na veia e queremos que você tenha também a nossa Academia na veia.”

 A solenidade seguiu com a inauguração da foto e entrega de diploma de presidente emérito ao primeiro presidente da Academia, Luiz Carlos Abritta.

O homenageado relembrou que a instituição alcançou a longevidade graças ao trabalho de ex-presidentes e membros. “Eu sou apenas um retrato na parede. Inevitavelmente me vem à cabeça o poema de Drummond: qualquer inauguração de retrato é apenas um retrato na parede. Mas um retrato na parede significa muito. Significou muito trabalho. Através dos tempos, nós mostramos que essa fantástica ideia de Antônio Lopes Neto germinou, graças ao esforço dos elementos que compõem a academia de Letras do MPMG.”

Após a honraria, o Procurador de Justiça Sérgio Parreiras Abritta discursou sobre a trajetória do pai: “A vida de meu pai, portanto, é uma vida de lutas e conquistas de um homem probo, leal, sensato e dedicado ao pensamento mais fecundo”, disse.

A cerimônia seguiu com a fala do PGJ, Jarbas Soares Júnior. “Quero dizer da minha satisfação em ver o meu colega e amigo Duarte Bernardo Gomes na presidência da Academia de Letras. Um grande nome da instituição, que se aposentou do dia a dia, mas não da alma do Ministério Público […] Eu queria registrar a relação bastante cooperativa da Associação Mineira do Ministério Público com a Instituição Ministério Público, a qual integra de alma, resguardada a sua independência, e também saudar os nomes históricos do Ministério Público […]. Por fim, eu gostaria de dizer da satisfação de toda a instituição em ter em seus quadros esse grande nome, o Dr. Luiz Carlos Abritta”   

Posteriormente, Duarte Bernardo Gomes empossou os acadêmicos:

Allender Barreto Lima da Silva

Henrique da Cruz German

Pablo Gran Cristóforo

Paulo César Vicente de Lima

Vinícius Alcântara Galvão

Ao discursar, Duarte Bernardo Gomes exaltou o passado da Academia e projetou futuro igualmente importante. “De olho no passado, porque o passado é fundamental na vida da academia, mas aproveitando os bons ventos, o zéfiro que nos trará o futuro expresso na mais conceituada e benquista arte humana, que é a arte de escrever. Na academia, os escritos são lidos, são vividos e são oportunizados em temas que ligam a natureza humana aos meus mais profundos propósitos, aos seus mais penetrantes intentos, que são o reconhecimento de tudo o que temos guardado no espírito […]”

Representando os acadêmicos, o Promotor de Justiça Allender Barreto Lima da Silva lembrou aos presentes que a arte e o Direito são convergentes. “[…] a literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade. Pelo fato de dar forma aos sentimentos e a visão do mundo, ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza” […] acrescento, confrades e confreiras, há mundos submersos no Direito que só o silêncio da poesia penetra. Vida longa à academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais. ”

Para assistir à posse, clique aqui. https://www.ammp.org.br/aovivo/

Digite os dados de acesso