AMMP

AMMP Cultural – 30/08/16

 
 

Vidas Refugiadas

Até 4 de setembro, de quarta a segunda, das 9h às 21h

CCBB- BH (Praça da Liberdade, 450)

Por ser minoria, diante dos 65 milhões de pessoas em situação de deslocamento, a mulher refugiada acaba herdando a invisibilidade já experimentada pelas brasileiras. O Projeto Vidas Refugiadas pretende dar voz às refugiadas e apresenta uma exposição fotográfica itinerante que retrata o recomeço, as dificuldades e o cotidiano de sete mulheres em São Paulo.

Com 22 imagens do fotógrafo Victor Moriyama, a exposição revela as necessidades, os dilemas e as conquistas das mulheres retratadas, apresentando ao público uma oportunidade de reflexão sobre a adaptação das refugiadas à vida no Brasil.

Mais informações em http://culturabancodobrasil.com.br/portal/belo-horizonte/ ou pelo telefone (31) 3431-9400. .

 

Retrospectiva tardia

Até 31 de dezembro, às quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h; aos domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h

Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade, 640)

O Memorial Minas Gerais Vale apresenta a curiosa exposição “Retrospectiva tardia – Fotos de Francisco Milton Campos Horta”. Especialmente dedicado à fotografia, o espaço do Café do Memorial apresenta registros do fotógrafo mineiro carinhosamente conhecido como Miltão (1951 – 2010), atuante no mercado editorial e publicitário entre as décadas de 1979 e 2010. A curadoria é de Tibério França, que destaca os temas mais explorados por Milton em 40 aos de profissão: patrimônio histórico e manifestações populares, moda, gente, comportamento e natureza.

Diversificando temas, Miltão oferece seu olhar também às Cavalhadas de Minas Gerais, Congados, Folia de Reis, e bandas de música que inspiraram imagens onde os blocos de cores e detalhes artesanais dos elementos da indumentária folclórica recebem destaque, assim como os rostos, expressões e gestos dos personagens.

Mais informações pelo telefone (31) 3343-7317.

 

Fernando Botero

Dias 30 e 31 de agosto, terça e quarta, das 10 às 18h30

Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201)

O conceituado artista colombiano Fernando Botero é apresentado no Museu Inimá de Paula. São 14 peças, entre esculturas, pinturas e desenhos apresentados na exposição trazem as conhecidas figuras monumentais e volumosas, marca registrada de Botero.

Mais informações em http://www.museuinimadepaula.org.br ou pelo telefone (31) 3213-4320.

 

Gozemos – Museu do Sexo Hilda Furacão

Até 31 de agosto, de 3ª a 6ª das 9h às 21h; aos sábados e domingos, das 10h às 14h

Centro de Referência da Moda  – CRModa (Rua da Bahia, 1149)

A proposta do museu é ser um ponto de convergência e difusão de ações em torno da sexualidade. Propõe viagens psíquicas, sociais, humanas, espirituais pelos labirintos da sexualidade, em diálogo com a reflexão e valorização do patrimônio cultural e artístico.

Mais informações no site http://museudosexohildafuracao.wordpress.com ou pelo telefone (31) 3277-9248.

 

Palavras Compartilhadas

Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420)

De 16 de agosto a 25 de setembro, das 9 às 21 horas

A exposição é parte das comemorações dos cinco anos do Sesc Palladium.  A artista plástica Rosana Ricalde apresenta três momentos relacionados à escrita: a imagem, a paisagem e a construção textual. Na obra de Rosana, a estrutura vocabular é extremamente exposta e ciente de sua visualidade. A reconstrução das palavras trafega da forma literária para a forma visual.

Ao apropriar-se de textos teóricos ou poéticos, a artista apresenta uma nova leitura da linguagem, remetendo-nos ao poder da palavra ao longo dos tempos. O percurso da artista se entrelaça com o contemporâneo e as vanguardas da Arte Conceitual, com os movimentos artísticos do século XX, a poesia concreta e o surrealismo.

Mais informações pelo telefone (31) 3270-8100.

 

Mondrian e o Movimento De Stijl

Até 26 de setembro, de quarta a segunda, das 9 às 21 horas)

CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450)

A mostra Mondrian e o movimento De Stijl, organizada pela Art Unlimited   traz cerca de 100 obras — 30 das quais de Mondrian — e uma seleção de múltiplas manifestações do movimento De Stijl compondo o mais completo conjunto desse período já exibido no Brasil.

São pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa, conhecido como De Stijl (O Estilo), iniciado como revista em 1917 e que teve como ícone o pintor Piet Mondrian. Esses artistas elaboravam um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro. A exposição mostra o percurso de Mondrian da figuração à abstração.

A maior parte do acervo é procedente do Museu Municipal de Haia (Gemeentemuseum, Den Haag), da Holanda, que reúne a maior coleção do mundo de obras de Mondrian.

Mais informações pelo telefone (31) 431-9400.

O Autofalante

Dias 3 e 4 de setembro – sábado, às 21 horas; domingo, às 19 horas

Grande Teatro – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

O conhecido artista Pedro Cardoso volta a Belo Horizonte para curta exibição do espetáculo O Autofalante. O monólogo de Pedro Cardoso aborda um surto identitário provocado, não apenas pelo estado de sofrimento em que se encontra o personagem (perdeu seu emprego, sua mulher, a mobília, e seu telefone não funciona), mas também por determinados tipos contemporâneos de comunicação em que nos encontramos constantemente alijados do convívio humano.

O espetáculo foi escrito e encenado pela primeira vez em 1993, há 23 anos.

Mais informações em http://fcs.mg.gov.br/  ou pelo telefone (31) 3236-7400.

 

A língua em pedaços

Até 5 de setembro, de quinta a segunda, às 20 horas

CCBB-BH  (Praça da Liberdade, 450)

O espetáculo, com texto do premiado dramaturgo espanhol Juan Mayorga, é inspirado na autobiografia de Santa Teresa d’Ávila, conhecida como Santa Teresa de Jesus, e comemora os 500 anos de seu nascimento.  A trama, de forma ficcional, enfoca o embate entre a monja carmelita, que realmente enfrentou autoridades eclesiais de seu tempo, e um inquisidor, arauto da poderosa Igreja Católica no final da Idade Média, que põe em xeque sua fidelidade religiosa.

A direção é de Elias Andreato e, no elenco, Ana Cecília Costa e Marco Antônio Pâmio

 

O Musical Mamonas

Dias 2, 3 e 4 de setembro – sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h

Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420)

Há 20 anos cinco garotos de Guarulhos viravam a música brasileira de ponta cabeça. Em uma carreira meteórica os “Mamonas Assassinas” fizeram história por sua irreverência, conquistando o país através de um escrachado rock’n roll combinado com diversos ritmos e letras bem-humoradas.

E se os Mamonas pudessem contar sua própria história? Foi pensando nesta pergunta que o dramaturgo Walter Daguerre apresenta O Musical Mamonas.

A direção é de José Possi Neto, o musical traz a mesma irreverência e o mesmo escracho que Bento, Dinho, Júlio, Samuel e Sergio demonstravam dentro e fora dos palcos.

Ingressos em www.ingressorapido.com.br. Outras informações pelo telefone (31) 3270-8100.

 

O topo da montanha – Lázaro Ramos e Taís Araújo

Dias 15 e 16 de outubro

Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

Os atores trazem a história de Martin Luther King, interpretado por Lázaro Ramos, e Camae, uma camareira em seu primeiro dia de trabalho, interpretada por Taís Araújo. A peça fala do envolvimento dos personagens e mistura humor e emoção, reinventando o último dia do pastor protestante, antes de ser assassinado.

Faixa etária: 12 anos. Ingressos serão vendidos em breve. Outras informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Os Melhores do Mundo – Notícias Populares

Dias 17 e 18 de setembro, sábado, às 21 horas; domingo, às 19 horas

Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

O espetáculo traz uma crítica bem-humorada a respeito do jornalismo sensacionalista e promete arrancar muitos risos do público. Já assistido por milhares de pessoas em todo o país, é constantemente atualizado pelo grupo, de modo a mantê-lo sempre em diálogo com o dia a dia do público. Com piadas e sacadas que fazem referências à Região Metropolitana de Belo Horizonte, o icônico personagem Joseph Klimber e outros personagens memoráveis apresentam esquetes intercalados com a bancada de telejornal em que uma âncora apresenta as notícias a serem dramatizadas no palco.

Ingressos em http://www.ingresso.com/belo-horizonte/home/espetaculo/teatro/os-melhores-do-mundo-noticias-populares-edicao-extra/palacio-das-artes.  Classificação etária 15 anos. Mais informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Coisas úteis e agradáveis

Dias 2 e 3 de setembro, às 20 horas

Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 440)

Ravi, um hindu que vive em Varanasi, cidade sagrada da Índia, faz amizade com um homem chamado Gregório e é convidado por ele a viajar para Goa, em plena dominação da cidade pelos europeus. Lá, Ravi é ludibriado e feito prisioneiro da Igreja, que o acusa de ser “apóstata”.

Com dramaturgia e atuação de Germano Melo, e direção de Leonardo Ventura, o espetáculo Coisas úteis e agradáveis, é livremente inspirado em um conto de Voltaire, que narra as aventuras do hindu Ravi em sua viagem de descoberta do Ocidente, das margens do rio Ganges até a “Cidade Eterna”.

Mais informações no site http://www.sescmg.com.br/ ou pelo telefone (31)

3270-8100.

 

Dilma DuCheff – Saudando a Mandioca

Dia 3 de setembro, às 21 horas

Cine Theatro Brasil Vallourec (Avenida Amazonas, 315)

Agora com o bicampenato (2014 e 2015) como melhor imitador do Brasil, prêmio dado pelo Risadaria e eleito pelo público, Marvio Lúcio chega a todo vapor a BH e propõe o impeachment do mau humor. “Saudando a Mandioca” é o espetáculo de humor que marca a estreia de Márvio Lúcio, o Carioca do Pânico, no teatro. Dilma Ducheff, a famosa personagem do Carioca, comandará um show recheado de piadas políticas sobre o seu governo, a corrupção, o pedido de impeachment e sobre toda a crise política e econômica que se abateu sobre o Brasil. Será que a Dilma merece voltar ao poder ou ser impichada? E o Lula? Vai ser preso pelo Moro? O que aconteceu na verdade com a renúncia de Eduardo Cunha…. Será que os brasileiros sabem realmente quem são os corruptos do Brasil? Estas e outras questões serão debatidas com muito humor e irreverência no espetáculo.

Mais informações no site http://cinetheatrobrasil.com.br/ ou pelo telefone

(31) 3201-5211.

 

BR-Trans

Até 19 de setembro, às 19 horas

CCBB – Teatro II (Praça da Liberdade, 450)

No início, o espetáculo se traveste apenas em mais uma caricatura do personagem trans. Logo depois, o público é confrontado com as histórias reais que o ator Silvero Pereira recolheu em uma década de pesquisa, que se concentram em uma única personagem no palco a desfilar esses relatos. Com tantos retalhos coloridos, a peça se resolve ao focar a narrativa em quatro pontos centrais: morte, suicídio, afeto e superação.

Essa é a segunda peça do autor sobre o tema. Em 2005, “Uma flor de dama” discutia as amarguras e desejos de uma travesti.

O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais, segundo a ONG Transgender Europa, realizada em 2015. O estudo aponta ainda que poucas vivem mais que 35 anos.

Mais informações pelo telefone (31) 4341-9400.

Recital Betânia

Dia 30 de agosto, às 20 horas

Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420)

O espetáculo “Bethânia e as Palavras” tem uma coletânea de poesias e textos escolhidos por Maria Bethânia em uma apresentação que mistura literatura e música. A artista lê poetas de todas as gerações, como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Sophia de Mello Breyner, Padre Antonio Vieira, Caetano Veloso, Fausto Fawcet, Ferreira Gullar, entre outros.

 As leituras serão entremeadas por trechos de conhecidas canções brasileiras e portuguesas como ABC do Sertão (Luiz Gonzaga), Romaria (Renato Teixeira), Estranha Forma De Vida (Amália Rodrigues) e Marinheiro Só (domínio público/adaptação Caetano Veloso).

Mais informações pelo telefone (31) 3270-8100.

 

Novos Baianos

Dia 10 de setembro, às 22 horas

BH Hall (Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230)

A banda formada por Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão voltam a se reunir para a turnê “Acabou Chorare os Novos Baianos se encontram”. 

 Os Novos Baianos despontaram nos anos 70, com canções que atravessaram gerações, como “O Samba da Minha Terra”, “Preta Pretinha”, “Brasil Pandeiro”, “Acabou Chorare”, “Mistério do Planeta” e “A Menina Dança”, muitas das quais estarão no repertório da nova turnê. 

Informações sobre vendas de ingressos em breve. 

 

Alceu Valença

Dia 16 de setembro, às 21 horas

Theatro Brasil Vallorec (Avenida Amazonas, 315)

 No palco, o Alceu desfila um roteiro musical, a partir de sua trajetória, e interpreta canções que escreveu e cantou pelas ruas de cidades e países por onde tem andado ao longo de sua carreira.  Temas do agreste e do sertão pernambucanos, como Pau-de-Arara, Xote das Meninas e Sabiá, imortalizados por Luiz Gonzaga, sopram o vento de puro éter de Cavalo-de-Pau e repisam as ruas do passado de Cabelo no Pente.

Mais informações pelo telefone (31) 3201-521.

 

Pancadélico – Jota Quest

Dia 24 de setembro, às 22 horas

BH Hall, Avenida Nossa Senhora do Carmos, 230

A banda mineira apresenta o disco “Pancadélico”, produzido pelo americano Jerry Barnes, o mesmo de “Funky Funky Boom Boom”. O trabalho conta com colaborações de Anitta, Arnaldo Antunes e Nile Rodgers (o guitarrista que está em alta por suas parcerias com Daft Punk e outros famosos).

Ingressos em www.ticketsforfun.com.br. Mais informações pelo telefone (31) 3209-8989.

 

Banda Whitesnake

Dia 25 de setembro, às 22 horas

BH Hall (Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230)

O grupo fundado e formado pelo cantor do Deep desembarca no Brasil para sete shows da turnê “The Greates Hits Tour”, que conta com os maiores sucessos e canções dos álbuns “Slide it in, Whitesnakee Slipof the Tongue”.  Após deixar o DeepPurple em 1976, Coverdale formou o Whitesnake em 1978 e iniciou uma jornada que o levou do ‘early heavy blues rock’dos anos 70, com os álbuns “Trouble”, “Lovehunter”, “ReadyandWillinge Come an’ Get it”, até o hard rock explosivo do renovado Whitesnake, com o multiplatinado disco “Slide it in” e o autointitulado “Whitesnake”, que vendeu milhões de cópias com seus hits esmagadores.

Ingressos em www.ticketsforfun.com.br. Outras informações pelo telefone (31) 3209-8989.

 

Ney Matogrosso – Atento aos sinais – 40 anos de carreira 

Dias 23, 24, 25 de setembro, sexta e sábado, 21h; domingo, às 19h

Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

Depois de mais de 100 apresentações e três anos de estrada, Ney Matogrosso volta ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes para lançar o registro ao vivo do premiado e festejado projeto Atento aos Sinais e celebrar 40 anos de carreira. O espetáculo, que estreou em fevereiro de 2013, se transformou em CD de estúdio no mesmo ano e agora ganha edição ao vivo em CD e DVD. Sob direção musical do tecladista Sacha Amback, o show é uma superprodução que conta com figurinos ousados e sucessos como Rua da Passagem (Trânsito), Roendo as unhas e Noite Torta.

Mais informações pelo telefone (31) 3236-7400. Ingressos na bilheteria ou em http://www.ingresso.com/belo-horizonte/home/espetaculo/show/ney-matogrosso-atento-aos-sinais-40-anos-de-carreira-palacio-das-artes.

Arnaldo Cohen

Dia 30 de agosto, terça, às 20h20

Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244)

Um dos mais importantes pianistas brasileiros, Arnaldo Cohen, encerrará a temporada 2015 da série de Concertos do Teatro Bradesco do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Na única apresentação de Cohen serão interpretadas músicas do repertório de Debussy, Albéniz, Scriabin e Listzt.

Considerado pelo maestro Yehudi Menuhin, um dos mais extraordinários pianistas, Cohen já realizou mais de dois mil concertos ao redor do mundo nos mais importantes teatros como o Concertgebouw de Amsterdã, Champs Elysées de Paris, Albert Hall de Londres, a Sydney Opera House na Austrália e Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Outras informações pelo telefone (31) 3516-1360. Classificação 8 anos. Ingressos em https://compra.compreingressos.com/comprar/etapa1.php?apresentacao=123160&eventoDS=arnaldo-cohen-concertos.

 

Concertos Virtuosi 

Dia 30 de agosto, às 20 horas

Sesc Palladium – Teatro de Bolso Júlio Mackenzie

A série Concertos Virtuosi traz um recital do contratenor Sérgio Anders e do pianista Ederson Urias, que apresentarão obras do barroco ao contemporâneo. Professor de canto da Escola de Música da UEMG, Sérgio Anders é um dos mais destacados contratenores do Brasil. Nos EUA, concluiu o Mestrado pela North Dakota University e uma Especialização em Música Antiga na Indianna University. Atualmente, cursa o Doutorado na UFMG, onde concluiu o Bacharelado e a Licenciatura.

Premiado no Concurso Internacional de Brest (França), o pianista Ederson Urias é Mestre pela USP e Bacharel em Música pela Uemg e diretor da Virtuosi Produções.

Mais informações em http://www.sescmg.com.br/ ou pelo telefone (31) 3270-8100.

 

Música para se encantar

Dias 1º e 2 de setembro, às 20h30

Sala Minas Gerais

Marcelo Lehninger, regente convidado; Javier Perianes, piano

VILLA-LOBOS – Alvorada na floresta tropical

DEBUSSY/Matthews – Dois Prelúdios: La puerta del vino e Les collines d’Anacapri

RAVEL – Concerto para piano em Sol maior

DVORÁK – Sinfonia nº 8 em Sol maior, op. 88

Mais informações em http://www.filarmonica.art.br/ ou pelo telefone (31) 3219-9000.

 

Duas vezes Vadim Gluzman

Dias 15 e 16 de setembro, às 20h30

Sala Minas Gerais

Dorian Wilson, regente convidado; Vadim Gluzman, violino

MUSSORGSKY – Boris Godunov: Introdução e Polonaise

CHAUSSON – Poema, op. 25

RAVEL – Tzigane

TCHAIKOVSKY – Sinfonia nº 1 em sol menor, op. 13, “Sonhos de Inverno”

Mais informações em http://www.filarmonica.art.br/ ou pelo telefone (31) 3219-9000.

Grupo Corpo 2016

De 7 a 11 de setembro- quarta, às 19h; quinta, sexta e sábado, às 20h30; domingo, às 19 horas

Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

A primeira turnê nacional do Grupo Corpo depois da comemoração de seus 40 anos, traz para o público a oportunidade de apreciar, em um mesmo programa, dois lados de um dos maiores artistas das criações da companhia brasileira de dança, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras. No Grande Teatro do Palácio das Artes, as apresentações das coreografias Dança Sinfônica e Lecuona.

Ingressos na bilheteria ou em http://www.ingresso.com/belo-horizonte/home/espetaculo/show/grupo-corpo-2016.

Mais informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Os Saltimbancos

Dia 11 de setembro (domingo), às 16 horas

Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244)

Descontentes com a vida que levam, um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha partem para a cidade para tentarem a carreira musical. Durante a jornada, muitas coisas acontecem. Até que os animais percebem que a cidade não parece ser o melhor lugar para viver.

A montagem mineira conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Atuação no 1º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora. Teve duas indicações ao prêmio Bonsucesso em 2000 (Melhor trilha Sonora e Melhor ator coadjuvante). A trilha sonora, adaptada por Leri Faria, e as coreografias de sapateado, realizadas pelo coreógrafo Eurico Justino, continuam sendo o maior atrativo da montagem.  Ambas conquistaram público e crítica, pois souberam adaptar as aventuras desta irreverente trupe aos moldes nacionais.

Ingressos na bilheteria ou no site compreingressos.com. Mais informações pelo telefone (31) 3516-1360. Classificação livre.

 

O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças

4 de setembro (domingo), às 16 horas

Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244)

A apresentação conta a história do jovem Carlinhos que ouvia música em todo lugar que passava. Não precisava ser música de verdade e o menino já começava a assobiar uma melodia para combinar com os sons do seu dia a dia. Mesmo com o seu pai, Sr. Jerônimo Braga, não gostando do lado musical do filho, sua avó, Dona Isaura, o apoiava. E a saga começa quando o jovem Carlinhos se junta com seus amigos de escola, Alvinho e Henrique, para formar um bloco de carnaval e tentar conquistar o apoio de seu pai na música.

Ingressos na bilheteria ou em compreingressos.com. Mais informações pelo telefone (31) 3516-1360.

 

Casa Cor

De 30 de agosto a 4 de outubro

Alameda das Latânias, 30 (esquina com Avenida Otacílio Negrão de Lima – São Luiz)

Para acompanhar a mudança de público, que está cada vez mais jovem, a mostra de decoração apresentará uma proposta atualizada, sem deixar de lado o objetivo de surpreender os visitantes com soluções práticas e criativas. Investir em ambientes interativos, oferecer programação cultural e promover a integração do evento com a cidade estão entre as ideias dos organizadores. Hoje, o público é incentivado a tirar e compartilhar as imagens nas redes sociais. O que não muda é a proposta de traduzir a cultura local, tanto que os ambientes ainda seguem o jeito de morar do mineiro. Ou seja, pouco iluminados, com muita madeira, mesa grande e móveis assimétricos.

Mais informações em www.casacor.com.br/minasgerais ou pelo telefone (31) 3286-4587.

 

10 anos de Inhotim

De 1º a 11 de setembro

Inhotim (Brumadinho)

A celebração dos dez anos de Inhotim, o maior museu de arte contemporânea da América Latina, tem intensa e diversificada programação cultural. As ações incluem uma homenagem ao artista Tunga, falecido em junho e figura central na concepção do Instituto; a montagem de nova exposição temporária nas galerias Mata e Lago; programação noturna com gravação do DVD do show “Na Medida do Impossível”, de Fernanda Takai; a terceira edição do Seminário Internacional de Educação Inhotim; e apresentações da cantora Marisa Monte e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO

Experiências em trânsito: 3º Seminário Internacional de Educação Inhotim

1º a 3 de setembro, quinta-feira a sábado

O Seminário Internacional de Educação Inhotim chega a sua terceira edição com o tema Experiências em trânsito. O evento pretende discutir as fronteiras simbólicas e físicas da ação educativa e evidenciar iniciativas no campo da educação motivadas por questões contemporâneas que inspiram relações e comportamentos mais sustentáveis e inclusivos.

Palestrantes: José Pacheco (Portugal), Mona Jas (Alemanha), Sepake Angiama (Inglaterra), Pablo Ares (Argentina), Lala Deheinzelin (Brasil), Genebaldo Freire Dias (Brasil), Louise Ganz (Brasil), Jefferson Sooma (Brasil), Natacha Costa (Brasil), Yara Castanheira (Brasil) e Paulo Nazareth (Brasil).

Ingresso: R$ 25 por dia, dá direito à visita ao Parque. Mais informações:

http://www.inhotim.org.br/10anos

 

Noite Aberta: Gravação DVD Fernanda Takai e Homenagem a Tunga

3 de setembro, sábado, às 18h30

Pela primeira vez, o Inhotim fica aberto ao público para visitação noturna, com a Noite Aberta. A edição inaugural do projeto tem show às 18h30 da cantora Fernanda Takai para gravar o DVD de seu mais recente disco solo, “Na medida do impossível”. O palco será montado próximo à árvore Tamboril, na área central do parque, onde haverá estrutura de alimentação com diferentes opções de food trucks. A Noite também será o ponto de partida para a homenagem a Tunga, que acontece no Inhotim durante a programação comemorativa de dez anos. O Restaurante Tamboril fica aberto para jantar.

Ingresso: R$ 60 inteira. Dá direito a visita ao parque durante o dia e pode ser adquirido pelo link: http://www.inhotim.org.br/10anos

 

Inauguração 2016

8 de setembro, quinta-feira

O Inhotim faz sua inauguração anual, desta vez com uma nova exposição temporária nas galerias Mata e Lago. Tomando os dez anos do Instituto como momento simbólico de reflexão sobre a trajetória da instituição, assim como a pluralidade de sua coleção, “Por aqui é tudo novo” articula trabalhos de diferentes momentos na cronologia do Inhotim, criando novas leituras sobre o acervo.  O nome da exposição surge a partir do relato do viajante James W. Weels, que, no final do século 19, passou por Brumadinho e se surpreendeu com a região. Ao refletir sobre a história da instituição e suas projeções para o futuro, a exposição coloca em evidência produções de artistas mais jovens da Coleção Inhotim, como Pablo Accineli, Erika Verzutti ou Sara Ramo, ao mesmo tempo em que as relaciona com nomes consagrados, a exemplo de Di Cavalcanti, Victor Grippo ou Artur Barrio, criando diálogos entre obras de diferentes épocas.

A mostra também busca conexões a partir de linguagens artísticas mais recentes, que as instituições culturais têm integrado em suas coleções, como é o caso da performance. Nesse sentido, integra a exposição o trabalho Marra (1996), de Laura Lima. “Por aqui é tudo novo” procura lançar as bases para pensar o futuro do Inhotim, revelando associações inéditas em seu extenso acervo de aproximadamente 1.300 obras de arte.

Já na Galeria Praça, a exposição “Amor lugar comum”, inaugurada em 2013 com trabalhos de Luiz Zerbini, passa a exibir mais uma obra do artista: Natureza Espiritual da Realidade III (2015).

 

Homenagem a Tunga – 3, 8 e 9 de setembro, sábado, quinta e sexta-feiras

A programação dedicada a Tunga começa durante a Noite Aberta, em 3 de setembro. As instalações True Rouge (1997) e Deleite (1999) ficam disponíveis para visitação noturna. No dia 8, a Galeria Psicoativa é o cenário para a realização de Vanguarda Viperina, às 11h e às 13h. Apresentada uma única vez no Brasil, em 1985, a performance envolve três serpentes, sedadas e trançadas com o acompanhamento de uma equipe de biólogos do Instituto Vital Brasil. O público poderá acompanhar o destrançar dos répteis a medida que o sedativo perde efeito.

 

Às 17h, próximo a Deleite, narrativas escritas por Tunga são lidas por convidados e distribuídas ao público em uma edição comemorativa. Já às 19h, a coreógrafa Lia Rodrigues, parceira de trabalho de Tunga, coordena uma nova apresentação de True Rouge, realizada por último no Inhotim em 2004, antes da abertura da instituição ao público. Homens e mulheres nus espalham gelatina vermelha por seus corpos e pela obra enquanto o material vai se depositando nos vidros e piso da galeria.

Especialmente para a ocasião, o Restaurante Tamboril fica aberto para o jantar e oferece o Menu Vermelho, com pratos que trazem ingredientes na cor que tem forte presença no trabalho de Tunga. Funcionamento: 20h às 22h, valores divulgados em breve.

 

No dia 9, Vanguarda Viperina é apresentada às 14h na Galeria Psicoativa. Às 15h, no mesmo espaço, é a vez da performance Make-up Coincidence, em que um casal nu maquia as esculturas de A Prole do Bebê (2002) com giz, pasta de maquiagem, gelatina e esmalte cerâmico ao mesmo tempo em que passa os materiais no corpo. No espaço, também acontece uma nova sessão de leitura das narrativas de Tunga.

 

Visita temática especial – Inhotim dez anos

Quartas, sábados, domingos e feriados de setembro. Especialmente também na terça-feira, 6 de setembro

Saída da recepção, às 10h30. Programação gratuita para visitantes.

 

Show Marisa Monte

10 de setembro, sábado, às 15 horas

Em um show que celebra a primeira década do Inhotim, Marisa Monte apresenta um repertório com canções representativas de sua carreira. A apresentação acontece às 15h, no Palco Magic Square, em área reservada do parque com serviços de alimentação e bebidas para o público.

Ingresso: R$ 150 inteira. Dá direito a visita ao Parque e pode ser adquirido a partir de 05/08 pelo link: http://www.inhotim.org.br/10anos

 

Concerto Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

11 de setembro, domingo, às 11 horas

Parceira do Inhotim há anos, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz concerto de encerramento das comemorações de aniversário da instituição. Sob regência do maestro Marcos Arakaki, a apresentação acontece às 11h no Palco Magic Square e traz um repertório vigoroso, com oito peças, dentre elas Danças Eslavas, op. 72, nº 1, de Dvorák, a Abertura de Maria Tudor, de Carlos Gomes, e Gymnopédies 3 e 1, de Satie, com arranjos de Debussy.

Programação gratuita para visitantes.

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso