AMMP

AMMP Cultural – 22.11.19

 


AMMP CULTURAL | 22.11 a 06.12


 

 

EXPOSIÇÃO PERMANENTE: PAINEL CIVILIZAÇÃO MINEIRA, 1959 (CANDIDO PORTINARI)

Horário: das 10h às 21h de terça à sexta

das 10h às 18h sábado, domingo e feriados

Casa Fiat – PRAÇA DA LIBERDADE, 10 | FUNCIONÁRIOS

Classificação: livre

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. Em exposição permanente, a obra conta, agora, com ficha técnica em braile, além de peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.
 

 

Exposição: Caravana Modernista

Até 16/12

de quarta à segunda, das 10h às 22h

CCBB-BH  – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Classificação: livre

Inspirada pelo episódio – conhecido como Viagem da Descoberta do Brasil – a equipe da CASACOR Minas empreendeu a Caravana Modernista, uma jornada que permitiu uma viagem no tempo, revisitando aspectos artístico-culturais ligados à produção do período modernista no Brasil.

 

De Belo Horizonte a Cataguases, na mesorregião da Zona da Mata, o roteiro de quatro dias também foi encorajado por outro motivo: Na última edição que marcou os 25 anos da CASACOR Minas, a mostra foi realizada pela primeira vez no Palácio das Mangabeiras, antiga residência oficial dos governadores do Estado de 1955. Com projeto paisagístico de Burle Marx e sugestões arquitetônicas de Oscar Niemeyer, o edifício mantém nítida a plasticidade das formas, característica que é típica da produção modernista.

 

A expedição que partiu do Palácio das Mangabeiras rumo à cidade de Cataguases, revela importantes fatos históricos e um rico acervo que apresentam o pioneirismo da produção modernista brasileira. Os resultados e materiais coletados poderão ser conferidos durante uma exposição no CCBB-BH entre 13/11 e 16/12. Viajar no tempo para revisitar aspectos artístico-culturais ligados à produção do período modernista do Brasil. Esse é o objetivo da Caravana Modernista. A ideia nasceu quando o idealizador da proposta traçou uma linha do tempo a partir do momento em que soube que a CASACOR Minas seria realizada no Palácio das Mangabeiras.

 
 
 
 
 

Ensaio Aberto | Haydn, Lindberg e Shostakovich

de 28.11.2019 – 10:00 até 28.11.2019 – 13:00

Sala Minas GeraisRua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto

Classificação: livre

Neste ensaio aberto, venha nos assistir dando os últimos retoques nas composições de Haydn, Lindberg e Shostakovich. Estaremos sob a regência do convidado Josep Caballé-Domenech e na companhia do trompetista Pacho Flores na execução dos Concerto para trompete em Mi bemol maior, de Haydn, e de Akbank Bunka, de Lindberg.

 

Flores para o trompete

28.11.2019 – 20:30

Orquestra Filarmônica de Minas GeraisRua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto

Classificação: livre

Considerado por muitos o grande trompetista da atualidade, o venezuelano Pacho Flores estreia com a Filarmônica executando o clássico Concerto de Haydn e uma obra escrita para ele por Christian Lindberg. Com o regente catalão Josep Caballé-Domenech, a Orquestra percorre a intensa e dramática Sexta Sinfonia de Dimitri Shostakovich.

 

   
AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928
CEP 30.140-062 – Barro Preto
Belo Horizonte – Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso