Campanha na RMBH
A AMMP participa da campanha Comunidade Viva sem Fome, lançada no dia 22 de abril, para garantir a segurança alimentar das famílias em situação de maior vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante a pandemia do coronavírus.
O diagnóstico dessas famílias é baseado em uma ampla pesquisa junto às comunidades periféricas, feita pela equipe da Associação Imagem Comunitária (AIC), por meio da rede Periferia Viva.
O trabalho de diagnóstico também conta com o apoio de uma comissão interinstitucional, constituída por representantes de entidades parceiras da campanha.
Para saber mais sobre a campanha e entidades parceiras, acesse: comunidadevivasemfome.org.br
Como funciona?
1) O doador clica no link de um dos mercados parceiros e é direcionado para a compra do kit de doação. O preço atual do kit é R$61,92 e pode ser alterado a qualquer tempo, de acordo com as variações do mercado.
Mercados no link: comunidadevivasemfome.org.br/doar/
2) O pagamento é feito por meio de cartão de crédito. Quando a operadora do cartão confirmar o pagamento, você vai receber a nota fiscal eletrônica automaticamente em seu e-mail.
3) Os kits serão identificados com um selo autoadesivo da campanha e conterão um folheto com instruções para a prevenção da COVID-19.
4) Os supermercados entregarão os kits gratuitamente, sem nenhum custo de frete para os doadores, a um centro de distribuição da CÁRITAS BRASILEIRA REGIONAL MINAS GERAIS.
5) A CÁRITAS vai distribuir as cestas para as entidades comunitárias credenciadas e elas farão as entregas para as famílias da comunidade que mais precisarem.
Transparência
Todo o processo de doação, da compra dos kits no site de cada supermercado à entrega a cada família, é monitorado de perto.
O número de doações será divulgado no site da campanha.
Campanha Montes Claros
A Campanha, lançada em março na cidade do Norte de Minas, articula ações e pessoas para amparar a população mais vulnerável que sofre as consequências da paralisação econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Serão doados alimentos e produtos de primeira necessidade.
A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de Montes Claros, pelo Programa Mesa Brasil Sesc e representantes da sociedade civil.
Estão sendo feitos levantamentos sobre as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica cadastradas nas instituições de assistência social, como o CRAS, a arquidiocese, as pastorais e outros. A partir desses dados, é feito um cadastro único para centralizar as informações sobre os beneficiários. O Mesa Brasil, de posse do cadastro único, recebe os donativos, realiza sua organização e higienização. Posteriormente, os entrega para as entidades parceiras. Cada instituição entrega para o seu público beneficiário, que assina um recibo da doação. Os comprovantes são entregues para o Mesa Brasil, que executa a sintetização dos dados e a prestação de contas. O Ministério Público apoia a rede de solidariedade divulgando a iniciativa e fiscalizando as doações.
Para saber mais detalhes sobre a iniciativa, leia na íntegra o documento que marcou a criação da Rede de Apoio. Clique aqui.
Como doar?
Os interessados podem acessar o site: formularios.montesclaros.mg.gov.br/acaosocial
Depósito em conta:
Caixa Econômica Federal
agência 0132
OP 006
conta 71.043-9
Prefeitura de Montes Claros: CNPJ 22.678.874/0001-3