AMMP

 
 

O Conjunto Moderno da Pampulha

Até 17 de dezembro – terça, sexta, sábado e domingo, das 10 às 17 horas; quarta e quinta, das 10 às 21 horas

Museu Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202)

A exposição relaciona a história de criação do museu com o surgimento do Conjunto Moderno da Pampulha. A mostra é uma oportunidade não só para celebrar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco em julho, mas também para trazer ao público que visita o museu as referências históricas guardadas pela instituição ao longo dos seus 73 anos.

Mais informações pelo telefone (31) 3277-4682.

 

Roberto Vieira …em processamento…

De 18 de setembro a 16 de outubro, terça, quarta, quinta e sexta e sábado, das 9h30 às 21 horas; domingo, das 16 às 21 horas

Palácio das Artes – Galeria Guignard (Avenida Afonso, Pena, 1537)

A mostra será composta por objetos, esculturas e instalações, caixas, vidros e vários objetos revestidos em terra. “A presente mostra traz parte da produção recente de Roberto Vieira que trabalha a transitoriedade da vida, a força dos contrários, o ritmo do mundo e o silêncio. “A instalação com corpos recortados representando erosões, dispostos ao longo da galeria, propõe aos visitantes participar do processo criativo, tornando-se parte da obra”.

Mais informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

O Jubileu do Santuário e Borda

Até 5 de novembro, de terça a sábado das 9h30 às 21h

CâmaraSete – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

 

CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais recebe, de 14 de setembro a 5 de novembro, as exposições O Jubileu do Santuário, do francês Marcel Gautherot, e Borda, primeira exposição individual da mineira Anna Paola Guerra.

Uma seleção de imagens da festa Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a maior comemoração religiosa da cidade de Congonhas, compõem a exposição. Os registros, feitos entre 1940 e 1950, revelam nuances de um dos momentos religiosos mais representativos para a cidade.

Com formação em arquitetura de interiores, o franco-brasileiro nasceu na França, mas escolheu viver no Brasil, onde morreu. Apesar de ser pouco conhecido do público, é bastante reconhecido no universo fotográfico, principalmente por suas contribuições para a relação fotografia/arquitetura.

Borda é a primeira exposição individual de Ana Paola, que reúne 36 obras expostas em Tiradentes e outras nove escolhidas especialmente para a CâmaraSete, além de um vídeo. Com um trabalho minimalista voltado para a sutileza de objetos cotidianos, a fotógrafa direciona o olhar para tudo aquilo que passa despercebido no dia a dia. A proposta é fotografar esses objetos quase insignificantes sobre uma nova ótica, colocando-os como protagonistas.

Mais informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Uma questão de fé

Até 2 de outubro – sábado e domingo, das 10 às 18 horas; terça, quarta, quinta e sexta, das 10 às 21 horas

Centro Cultural da UFMG (Avenida Santos Dumont, 174)

As obras são de Hélio Siqueira, que trabalha com cerâmica, pinturas e oratórios. A curadoria da exposição é de Rodrigo Vivas. O artista, procura manter o uso tradicional da cerâmica e constrói esculturas de várias formas e tamanhos.

Hélio nasceu em Ouro Fino e é formado em letras. Foi professor desenho na Universidade Federal de Uberlândia e no decorrer de sua carreira ganhou vários prêmios do cenário artístico. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8290.

 

Seja canibal, seja herói

Até 15 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 18 horas

Galeria Sesiminas (Rua Álvares Maciel, 59)

A exposição traz obras produzidas em 2016 que exploram a semântica e poética da palavra terra, bem como trata com ironia o modo humano de uso, ocupação e consumo da terra.

Mais informações em http://www.teatrosesiminas.com.br ou pelo telefone (31) 3241-7181.

 

Horizonte – Instabilidade

Até 12 de novembro, das 12 às 18 horas

Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640)

A mostra traz arquivo de imagens precárias, produzidas ou compradas em lojas de fotografias antigas, que apontam, de um lado, para a catástrofe e o abandono e, de outro, para lacunas e vazios de possíveis narrativas.

O trabalho integra o Ciclo de Exposições Jovens Artistas Mineiros 2016, programa do museu de incentivo aos novos artistas, com curadoria de Eduardo Jesus, que estreou com ilustrações de Efe Godoy e segue com pinturas de Luiz Eduardo S. Lens e Gilson Rodrigues.

Mais informações pelo telefone (31) 3343-7317.

 

Retrospectiva tardia

Até 31 de dezembro, às quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h; aos domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h

Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade, 640)

O Memorial Minas Gerais Vale apresenta a curiosa exposição “Retrospectiva tardia – Fotos de Francisco Milton Campos Horta”. Especialmente dedicado à fotografia, o espaço do Café do Memorial apresenta registros do fotógrafo mineiro carinhosamente conhecido como Miltão (1951 – 2010), atuante no mercado editorial e publicitário entre as décadas de 1979 e 2010. A curadoria é de Tibério França, que destaca os temas mais explorados por Milton em 40 aos de profissão: patrimônio histórico e manifestações populares, moda, gente, comportamento e natureza.

Diversificando temas, Miltão oferece seu olhar também às Cavalhadas de Minas Gerais, Congados, Folia de Reis, e bandas de música que inspiraram imagens onde os blocos de cores e detalhes artesanais dos elementos da indumentária folclórica recebem destaque, assim como os rostos, expressões e gestos dos personagens.

Mais informações pelo telefone (31) 3343-7317.

 

Renascimento Gráfico

Até 9 de outubro – de terça a sexta, das 10 às 21 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas

Casa Fiat (Praça da Liberdade, nº 10)

O artista mineiro Daniel Tavares foi um dos seis contemplados no programa de seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura e é o primeiro a expor no espaço. Sua exposição é uma releitura gráfica e saudosa do artista em relação às clássicas esculturas renascentistas encontradas por toda a Itália. A mostra reúne dez pinturas inéditas de grandes e pequenos formatos, criadas em óleo sobre tela.

Marcadas pelo figurativo contemporâneo, as obras de Daniel Tavares revelam seu sentimento nostálgico. O artista viveu muitos anos em países europeus, onde pôde fotografar as esculturas que brilhavam aos olhos e desenvolver sua técnica. Com fixação evidente pelos bustos e esculturas encontradas nas praças, museus e ruas italianas, sobretudo em Roma e Florença, Daniel refinou o próprio estilo e associou sua técnica à informalidade da arte italiana contemporânea, criando o que denomina Renascimento Gráfico.

Com influências cubistas, pop e urbanas, Daniel é autodidata e iniciou a carreira como desenhista publicitário e grande admirador de quadrinhos. As obras que apresenta na exposição apresentam traços tipicamente marcados pelo grafismo e pelo figurativo, com contornos pretos e sombras demarcadas.

Mais informações em (31) 3289-8900 ou www.casafiatdecultura.com.br.

 

3º Sinal – Belo Horizonte em cena

Até dezembro, de terça a domingo, das 10 às 17 horas; quarta e quinta, das 10 às 21 horas

Museu Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202)

A história do teatro e seus personagens, construindo um panorama da diversidade de produção dessa arte ao longo da história de Belo Horizonte.

Mais informações pelo telefone (31) 3277-8573.

Os Realistas

Dias 8 e 9 de outubro – sábado, às 18 e 21 horas; domingo, às 20 horas

Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60)

Com texto do americano Will Eno, o espetáculo chega ao Brasil com atuação de Fernando Eiras, Mariana Lima, Guilherme Weber, que também assina a direção, e Debora Bloch, também produtora da montagem brasileira. Em cena, os atores interpretam dois casais de vizinhos que se encontram e descobrem ter mais em comum do que as casas idênticas e sobrenomes iguais. Com esse ponto de partida, a peça flagra a convivência do quarteto e os relacionamentos que começam a se entrelaçar. Em um hábil jogo de cena, o autor mostra que nem tudo é o que parece ser.

Mais informações em http://www.teatrosesiminas.com.br ou pelo telefone (31) 3241-7181.

 

O topo da montanha – Lázaro Ramos e Taís Araújo

Dias 15 e 16 de outubro – sábado, às 20 horas;  domingo, às 19h

Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

Os atores trazem a história de Martin Luther King, interpretado por Lázaro Ramos, e Camae, uma camareira em seu primeiro dia de trabalho, interpretada por Taís Araújo. A peça fala do envolvimento dos personagens e mistura humor e emoção, reinventando o último dia do pastor protestante, antes de ser assassinado.

Faixa etária: 12 anos. Ingressos serão vendidos em breve. Outras informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Sobre nuvens de lágrimas, o Musical

Dias 7 e 8 de outubro, às 21 horas

Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046)

Com texto de Anna Toledo e canções que foram consagradas nas vozes de Chitãozinho & Xororó, “Nuvem de Lágrimas, o Musical” é um espetáculo inédito, 100% brasileiro, cuja produção é uma homenagem à cultura sertaneja e conta uma história livremente inspirada no clássico “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen.

O musical desvenda o descompassado amor de Bete e Darcy. A moça, à frente de uma cooperativa agrícola, julga o rapaz pela primeira impressão e se fecha para uma relação sincera. Já Darcy se deixa escravizar pelas aparências, ignorando os próprios sonhos.

 

Ingressos na bilheteria ou www.ingresso.com. Mais informações pelo telefone (31) 32145-355.

Voz e Violão – No Recreio – Volume 1Nando Reis

Dias 28 e 29 de outubro, às 21 horas

Palácio das Artes (Avenida Afonso, Pena, 1537)

Somente o violão é parceiro Nando Reis no palco do PA, onde o cantor apresentará versões diferentes para clássicos, como: “Sou Dela”,“E Tudo Mais”, “Família”, “Marvin”, “Onde Você Mora”, “All Star”, “Espadotéa”. Além disso, versões de sucessos compostos por ele também marcam presença como “Luz dos Olhos”, “O Segundo Sol” e “Nos Seus Olhos”.

Ingressos na bilheteria. Mais informações em (31) 3236-7400.

 

Meu amigo Charles Brow, um musical da Broadway

Dias 1º e 2 de outubro, sábado, às 19 horas; domingo, às 18h

Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

 

Com texto original de Charles M. Schulz adaptado por Mariana Elisabetsky, Belo Horizonte recebe a versão brasileira do espetáculo da Broadway Meu amigo Charlie Brown. Os atores Tiago Abravanel e Leandro Luna protagonizam a montagem, que conta com participação de Mariana Elisabetsky, Paula Capovilla, Guilherme Magon e Mateus Ribeiro.

O roteiro é baseado em uma das mais famosas histórias em quadrinhos, que encanta públicos de todas as idades desde 1950.

Ingressos na bilheteria e em www.ingresso.com. Outras informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Christopher Cross

Dia 4 de outubro, às 21 horas

Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

O cantor, compositor e guitarrista Christopher Cross chega ao Grande Teatro do Palácio das Artes com a promessa de uma noite de grandes sucessos para o público. O show celebra a premiada carreira do artista, com sucessos atemporais como Sailing, Arthur’s Theme (Best that you can do), Ride Like the Wind, Never be the Same e All Right.

Ingressos em http://www.ingresso.com/belo-horizonte/home/espetaculo/show/christopher-cross. Outras informações pelo telefone (31) 3236-7400.

 

Skank

Dia 22 de outubro, às 22 horas

BH Hall (Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230)

O grupo começa o show com “Noite” e ainda mostra “Alexia” e “Multidão”. Durante a apresentação, a plateia poderá observar nos telões imagens feitas especialmente para cada música. Os outros sucessos de Samuel Rosa, Henrique Portugal, Haroldo Ferreti e LeloZaneti não ficarão de fora.

O set list conta com pouco mais da metade das 11 músicas inéditas do recém-lançado “Velocia”, entre elas “Ela Me Deixou”, de autoria de Samuel Rosa e Nando Reis; “Do Mesmo Jeito”, feita em parceria com Lucas Silveira, e “Esquecimento”, o segundo single.

Ingressos nas bilheterias do Chevrolet Hall e Tickets for Fun. Mais informações (31) 4003-5588.

 

Humberto Gessinger  / Louco pra ficar legal

Dias 10 e 11 de dezembro, às 20 horas

Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

 

Após o sucesso do álbum solo, inSULar, Humberto Gessinger traz ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes seu mais novo show, Louco pra ficar legal, com apresentações nos dias 10 e 11 de dezembro. Musicalmente, o novo álbum segue o formato de inSULar, com sucessos dos mais de 30 anos de carreira de Gessinger, além de canções inéditas e releituras de trabalhos que marcaram a trajetória do músico.

Mais informações em (31) 3236-7400. Ingressos em http://www.ingresso.com/belo-horizonte/home/espetaculo/show/humberto-gessinger-louco-pra-ficar-legal.

Fora de Série

1º de outubro, às 18 horas 

Sala Minas Gerais (Rua Tenente de Brito, 1090)

Fabio Mechetti, regente

MOZART

 

6 de outubro, às 20h30

Presto

Carlos Miguel Prieto, regente convidado

Ji Young Lim, violino

BERNSTEIN | BRAHMS | REVUELTAS

 

7 de outubro, às 20 h30

Veloce

Carlos Miguel Prieto, regente convidado

Ji Young Lim, violino

BERNSTEIN | BRAHMS | REVUELTAS

 

Mais informações pelo telefoone (31) 3219-9000.

 

Especial Shakespeare

Dia 29 de setembro, às 19 horas

Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201)

A Orquestra 415 – Especial Shakespeare apresentará obras de Moreley, Monteverdi, entre outros.

Mais informações em http://www.museuinimadepaula.org.br/ ou pelo telefone (31) 3213-4320.

Tango, nuestro baile

Dia 28 de setembro, às 16 e 20 horas

Sesc Palladium

O Tango argentino entra em cena com a Companhia EL Abrazo Tango. Um abraço que se forma e se desfaz, sem, no entanto, se romper. Muito além da estética é esse o segredo do encantamento pelo tango. O baile mais dançado no mundo é levado aos palcos no espetáculo, Tango nuestro baile pelo bailarino Argentino Navir Salas e com coreografias de Debora Ambrosano. Oito bailarinos representam o Tango em três atos: o baile, o show e o contemporâneo.

Mais informações em http://www.sescmg.com.br/ ou pelo (31) 3270-8100.

 

Compagnie Käfig | Pixel

26 de outubro, às 20 horas

Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537)

O espetáculo nasceu do conceito da união da dança com projeções digitais criadas por Adrien Mondot e Claire Bardaine.

A sensação permanente de não saber mais distinguir a realidade do mundo virtual domina a assistência que é resultado de uma sofisticada pesquisa e dão vida ao mundo digital de uma maneira artesanal e de extrema sensibilidade.

Onze bailarinos da Compagnie Käfig evoluem num ambiente de sonho na fronteira entre o virtual e a realidade. Um trabalho sobre a ilusão conjugando a energia e a poesia, ficção e proeza técnica, hip hop e circo numa união da arte com as mentes delirantes dos criadores.

Ingressos na bilheteria ou em http://www.ingresso.com/belo-horizonte/home/espetaculo/teatro/compagnie-kafig-pixel/palacio-das-artes. Mais informações pelo telefone (31) 3236-7400.

Ciclo de Palestras “Fotografia, Arte e Cultura”

Dia 29 de setembro, às 19 horas

Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, s/nº)

Pensar a fotografia e as formas com que ela vem dialogando com as artes e a cultura do decorrer de sua história: este é o principal objetivo do Ciclo de Palestras Fotografia, Arte e Cultura. Serão três palestras gratuitas, realizadas na última quinta-feira de setembro, outubro e novembro.

A primeira tem como título “Fotografia, Arte e História” e será ministrada pelo professor e fotógrafo José David Aguilar. José David é bacharel em História pela UFMG, tendo mais de 25 anos dedicados ao ensino da fotografia.

Mais informações em http://www.memorialvale.com.br/ ou pelo telefone (31) 3308-4000;

 

Casa Cor

Até 4 de outubro

Alameda das Latânias, 30 (esquina com Avenida Otacílio Negrão de Lima – São Luiz)

Para acompanhar a mudança de público, que está cada vez mais jovem, a mostra de decoração apresentará uma proposta atualizada, sem deixar de lado o objetivo de surpreender os visitantes com soluções práticas e criativas. Investir em ambientes interativos, oferecer programação cultural e promover a integração do evento com a cidade estão entre as ideias dos organizadores.

Mais informações em www.casacor.com.br/minasgerais ou pelo telefone (31) 3286-4587.

 

Mês das crianças

De 2 a 30 de outubro

 

“O que mora no escuro”

Dia 2 de outubro, às 16 horas

Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244)

A programação tem início com a peça “O que mora no escuro” no dia 2 de outubro. Trata-se da história dos dois amigos – que se transformam em super-heróis para vencer seus próprios medos- e é contada por meio dos bonecos confeccionados pelo Grupo Giramundo, um dos mais importantes grupos de teatro de boneco do Brasil. Nina é deficiente visual e conta com a ajuda de seu cão-guia e de seu amigo Theo para cumprir esta missão.

A montagem alerta para os principais riscos que existem dentro de casa como a queda, o choque elétrico, o corte, a queimadura, a intoxicação e o afogamento e que são representados por monstros que habitam uma casa mal-assombrada.

Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).  

 

A Fantástica Floresta

Dia 9 de outubro, às 16 horas

Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244)

A preocupação com o meio ambiente é o mote da peça “A Fantástica Floresta”, que conta história de um garoto à procura de seu avô que desapareceu na floresta. Ele usa um apito para ajudá-lo nesta busca e conta também com o público para acompanhá-lo nesta viagem incrível. O conteúdo desperta a atenção das crianças para a preservação do meio ambiente e da vida animal.

Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

 

Dia 12, às 11h30

Romeu e Julieta na era dos recicláveis

Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202)

Você já imaginou a história de um amor impossível entre uma latinha de refrigerante e uma garrafa pet? “Romeu e Julieta na era dos recicláveis” é a releitura do clássico “Romeu e Julieta” de Shakespeare, montagem do grupo O Trem Cia de Teatro. Essa releitura destaca temas de extrema relevância na atualidade como sustentabilidade, consciência sobre separação de lixo e reciclagem.

 

Dia 16 de outubro, às 16 horas

A menina que entra em livros,

Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244)

Dando continuidade à programação especial do mês das crianças, o Diversão em Cena ArcelorMittal traz a peça “A menina que entra em livros”, do grupo O Trem Cia de Teatro. O espetáculo narra a história de Júlia, que se desespera ao saber que vai ganhar um irmãozinho e, em função disso, terá que dividir seu quarto com ele.

Enquanto o quarto é reformado, a menina é obrigada a dormir na biblioteca, onde entra em um livro para encontrar a solução de seus problemas.

Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

 

Dia 23 de outubro, às 16 horas

“Chapeuzinho Vermelho”

Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244)

O clássico “Chapeuzinho Vermelho” invade os palcos, com a releitura do Grupo Argumento para a obra dos Irmãos Grimm. O texto conta a história da garota Chapeuzinho Vermelho, que leva frutas e legumes para sua avó. No caminho, ela encontra o lobo mau e se vê em apuros com as suas artimanhas. E o final dessa história surpreenderá a todos.

Valor: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

 

Dia 30 de outubro, às 16 horas

“Quem Pergunta Quer Resposta”!

Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244)

E para encerrar a programação do mês das crianças com muita diversão, no dia 30 de outubro, será apresentado o musical “Quem Pergunta Quer Resposta”! A encenação do Grupo Oriundo de Teatro apresenta a personagem Rebeca, uma menina curiosa e sapeca, que tenta descobrir a resposta certa.

Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Digite os dados de acesso