AMMP

XV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais traz conteúdo robusto e palestrantes de renome nacional  


Com o tema Ministério Público: por uma atuação resolutiva, o XV Congresso Estadual do Ministério Público, realizado de 7 a 9 de agosto (BH), reuniu, diariamente, no hotel Mercure Lourdes, 300 congressistas – Promotores(as), Procuradores(as) de Minas Gerais – mais de 50 convidados de estados distintos do Brasil, o Vice-Governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões, e o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Afrânio Vilela. Foram aprovadas 24 teses, apresentados painéis e palestras científicas.

Anfitriã do evento e atuando pela quinta vez nos congressos estaduais do MPMG, a Presidente da AMMP e 1ª Vice-Presidente da CONAMP, Larissa Rodrigues Amaral, frisou a trajetória daqueles que construíram uma Associação atuante e robusta, não apenas em patrimônio, mas em contribuições para o fortalecimento do Ministério Público. “Agradeço, ainda, aos que vieram para expor suas práticas e contribuir com o potencial transformador da resolutividade”, afirmou Larissa, referindo-se ao tema do Congresso.



Confira aqui as fotos da cerimônia de abertura
.

Coube ao Vice-Governador de Minas Gerais, Mateus Simões, a palestra magna de abertura do Congresso (7/8). Ele endossou a importância da atuação resolutiva, não só para os membros do Ministério Público, mas na vida das pessoas: “É a postura de quem enxerga a oportunidade de fazer entregas à população. É uma mudança na atuação, em que a legalidade está em função dos objetivos públicos”, explicou Simões.



O encerramento do XV Congresso Estadual do MPMG (9/8) foi feito pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Afrânio Vilela, que destacou o papel do Ministério Público a partir de 1988, “quando a Constituição confere uma nova significação à instituição, como intransigente defensora dos interesses sociais.” O Ministro, que agradeceu a oportunidade de estar em Minas Gerais, ressaltou a importância de uma associação forte, onde “seus membros também se tornam fortalecidos.” O Ministro ainda compartilhou histórias com os congressistas e afirmou que vir a Minas Gerais é sempre um presságio de bons acontecimentos.  



Aos 71 anos, o XV Congresso Estadual mostrou que a AMMP firma-se como uma das mais robustas associações do MP do país, mostrando-se capaz de renovação sem deixar de lado sua essência: as atividades associativistas, da qual fazem parte Promotores(as) e Procuradores(as) de Justiça, aposentados(as) e pensionistas, reunidos em torno de objetivos comuns.

Assista os vídeos do evento no instagram da AMMP.

Destaques

Marcado pela programação robusta, o Congresso esteve repleto de intensas atividades jurídicas: ao todo, 19 convidados contribuíram durante três dias para a troca de experiências e conhecimento científico sobre resolutividade e seus impactos nos resultados das ações do Ministério Público.  “Interessa à população nossa eficiência, coisas palpáveis que possam ser percebidas como soluções”, afirmou Jarbas Soares Júnior, Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, que esteve presente ao evento.

Consulte a programação do evento.

Foi celebrado o lançamento do Departamento de Aposentados(as) e Pensionistas, composto pelo Procurador de Justiça aposentado Epaminondas Fulgêncio Neto e pelos(a) Promotores(a) de Justiça aposentados(a) Marlene Maria Almeida Fernandes e Hamilton Antônio Ramos e pelas Pensionistas Adriana Ribeiro da Costa Ceccon e Joana D’arc de Carvalho Pontes.


O Departamento será estruturado a partir dos eixos Institucional, Serviços e Saúde, com atuação em função das necessidades específicas dos aposentados e pensionistas.

“Agradeço a sensibilidade da Diretoria, que volta o olhar atento àqueles que construíram e nos entregaram esta AMMP fortalecida. Este é um novo capítulo da nossa Associação, que vai continuar a lutar por todos, como parte de um só time, ampliando os vínculos com aposentados e pensionistas”, afirmou Larissa Rodrigues Amaral.


O Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais é uma realização da AMMP, a cada dois anos. A cada evento novos aprendizados e a vontade de contribuir com ferramentas e conhecimentos capazes de auxiliarem na construção da história do Ministério Público de Minas Gerais. Nos encontramos, novamente, em 2026!


Confira mais fotos do XV Congresso Estadual do MPMG aqui.

Digite os dados de acesso