AMMP

News Cultural

 
AMMP CULTURAL 08/06/2018 

Quinzenalmente, compartilhamos com você a melhor programação de exposições, peças de teatro, shows, concertos, danças e outras manifestações de arte em Belo Horizonte.

 
 
 

Exposição Natureza

5 de junho até 6 de agosto, Domingo a sexta-feira, das 11h às 15h

Restaurante Gruta Metrópole –  Rua da Bahia, 1060 – Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3243-5910

A Mostra Fotográfica “NATUREZA” conta com registros de pesquisa de campo da bióloga e especialista Anna Maciel, em homenagem ao dia Mundial do Meio Ambiente, e busca incentivar o interesse e a preservação do Meio Ambiente, permitindo o acesso a Biodiversidade Brasileira.

 

DRAGÃO FLORESTA ABUNDANTE

2 de maio a 30 de julho, de 09h às 21h

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3431-9400

Dragão Floresta Abundante traz a produção de Christus Nóbrega, paraibano radicado em Brasília, realizada durante o período em que o artista esteve em residência artística em Pequim. Com curadoria de Renata Azambuja, as obras da mostra transitam entre a fotografia, registros de performances e desenhos feitos com GPS, recortes a laser e algoritmos.

A Vida em Vermelho | Brecht & Piaf, com Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto

9 e 10 de junho, sábado, ás 21h e domingo, às 19h

Teatro Sesi Minas, Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3241-7176

O texto de Aimar Labaki imagina o encontro de dois dos maiores artistas do século 20, a cantora francesa Edith Piaf (1915-1963) e o poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956). Na peça, eles conversam sobre suas vidas, obras, anseios, angústias, medos, sonhos e realizações. Esse improvável encontro imaginado traria à tona um potente embate entre duas ideologias e visões de mundo radicalmente opostas. No palco, o casal de intérpretes, acompanhado de três músicos, executa, ao vivo, o cancioneiro de Brecht, como “Baladas de Mackie Messer” e “Ópera dos Três Vinténs” e de Piaf, incluindo “Padam, Padam”, “Milord”, além de outras músicas do universo dos artistas.

 

Espetáculo “LAMA” | Grupo Teatro Andante

8 até 10 de junho, 20h

Teatro João Ceschiatti- Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3237-7250

Classificação: Livre

“Contribuir para o não esquecimento e colaborar para a necessária reparação”, movidos por esse desejo e sensibilizados com o ocorrido, o Grupo Teatro Andante mergulhou na memória da maior tragédia ligada à mineração do Brasil e uma das maiores do mundo: o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, Minas Gerais. Fruto dessa pesquisa e da experimentação que mescla linguagens artísticas, estreia dia 1º de junho, LAMA, espetáculo dirigido por Marcelo Bones e encenado por Ângela Mourão, Bruna Sobreira e Thiago Amador (ator convidado). “Estamos vivendo um momento de transformações nas relações humanas, que exige dos artistas um posicionamento claro diante de fatos tão importantes”, analisa o diretor.

Biquini Cavadão

9 de junho, 20h

Jaraguá Country Club, Rua Amável Costa, 7 – Jaraguá

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3490-9119

Sucessos, como “Vento Ventania”, “Timidez” e “Tédio”, fazem parte do repertório do show.

Nando Reis e Anavitória juntos – Show Especial de Dia dos Namorados

9 de junho, 21h

Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação:  Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3236-7400

O repertório terá canções românticas de autoria tanto de Nando como de Ana Caetano (principal compositora do duo Anavitória). Sozinhos no palco, Ana, Nando e Vitória irão se revezar nas interpretações.

 

Projeto ” Uma voz, um instrumento” apresenta Ana Cañas + Claúdio Venturini+ Telo Borges

14 de junho, 21h

Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Rua da Bahia, 2244 – Lourdes

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3516-1360

O inusitado trio formado por ANA CAÑAS + CLAÚDIO VENTURINI + TELO BORGES, é a próxima atração do projeto “Uma voz, um instrumento”. O show (Visitando o Clube) tem direção/concepção de Pedrinho Alves Madeira e a ambientação cênica leva a assinatura de Miriam Menezes, e surpreende pelo fio condutor do repertório. Entre números solos, duos e trios, Ana Cañas (voz), Claudio Venturini (voz, violão e guitarra) e Telo Borges (Voz e teclado) apresentarão leituras para uma série de canções originárias ou associadas ao Clube da Esquina.

 

Show Giancarlo Borba

22 de junho, 20h30

Cine Theatro Brasil Vallourec, Rua dos Carijós, 258 – Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3222-4389

Giancarlo Borba é músico e compositor multi-instrumentista, arte-educador e criador do Pampeano Disco Sonoro, primeiro instrumento musical da família do handpan fabricado no Brasil. Lançou seu primeiro CD “Milongador” em 2013, obra que recebeu três indicações na categoria MPB ao I Prêmio Brasil Sul de Música e foi indicado como Revelação ao Prêmio Açorianos de Música, o mais importante do Rio Grande do Sul.

 

O Grande Encontro em BH

27 de setembro, 22h

Km de Vantagens Hall BH, Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – Savassi

Classificação: 12 a 14 anos acompanhados. 15 anos

Mais informações pelo telefone: (31) 3209-8989

Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo apresentam o show “O Grande Encontro”, no Km de Vantagens Hall. Os grandes sucessos das carreiras desses ícones da música brasileira vão dominar o palco. É para todo mundo se jogar ao som de “Sabiá”, “Coração bobo” e “Jacarepaguá blues”.

ENTRE CONTRASTES E DESCOBERTAS

Stilian Kirov, regente convidado

Steven Osborne, piano

14 de junho, 20h30

Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3219-9000

BEETHOVEN  Abertura Coriolano, op. 62

MOZART  Concerto para piano nº 12 em Lá maior, K. 414

RESPIGHI  Os pássaros

HINDEMITH  Sinfonia “Matias, o pintor”

Recém-nomeado Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Illinois, Stilian Kirov venceu o primeiro lugar do Debut Berlin em 2017 e conquistou diversos outros prêmios de regência ao redor do mundo, incluindo uma menção na Malko Competition e um Emmy para o Soundtrack Project da Sinfônica de Memphis. É reconhecido também por ser um educador entusiasmado e pelo diálogo próximo com a comunidade, tendo atuado como Regente Associado da Sinfônica de Seattle e da Sinfônica de Memphis. Kirov esteve à frente de importantes orquestras na Europa e participou de masterclasses com maestros de renome, como Kurt Masur e Michael Tilson Thomas. Estudou na Academia de Regência de Aspen e foi bolsista em regência no Tanglewood Music Center. Seu mestrado em regência foi defendido na École Normale de Musique de Paris, onde estudou com Dominique Rouits. Atualmente, é também Diretor Artístico das Sinfônica de Bakersfield, na Califórnia, e da Symphony in C de Nova Jersey.

CONCERTO DE ENCERRAMENTO DO FESTIVAL TINTA FRESCA

19 de junho, 20h30

Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3219-9000

BUTCHER Stretching before and after

FACÓ Ensaio sobre cores e sombras

GUY Ars Polaris

ATHAYDE Aurora

REIS Corona del Inca

O paulista Martim Butcher iniciou seu aprendizado em música com o violão, por volta dos quatorze anos. Formou-se em Composição na Universidade Nacional de La Plata, Argentina, cidade onde estreou algumas obras para grupos reduzidos. Paralelamente, dedicava-se à música popular como violonista e compositor. Desde 2016 voltou a residir em São Paulo. Sobre Stretching before and after, Martim Butcher diz: “Mas, antes, o que havia? Já nos resignamos a não ir além (aquém) do ponto primeiro, tão indiferenciado de si mesmo quanto o burburinho prévio ao levare. Podemos, mal e mal, reconstruir o que desde então as ruínas nos mostraram: a pulsação bruta, a matéria ruidosa arrefecida, condensando-se em formas cada vez mais discretas, e os sons humanos colapsando sobre seu próprio atrevimento. Entretanto, ecos: do que foi, é, será. E lá adiante, talvez, ouviremos alguma coisa do que era antes e silêncio”.

AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928

CEP 30.140-062 – Barro Preto

Belo Horizonte – Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br
 

Digite os dados de acesso