A Câmara Municipal de Juiz de Fora definiu nesta quarta-feira (17) que a empresa responsável por organizar o concurso público da instituição será a Consulpam – Consultoria Público – Privada, de Fortaleza (CE). O edital do processo seletivo vai oferecer 30 vagas em diversas funções para o quadro efetivo do Legislativo.
De acordo com assessoria da Câmara, a definição foi feita através de pregão presencial, do tipo menor preço, e contou com a participação de empresas de Belo Horizonte, Rio Bonito (RJ) e dos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, além da Consulpam, que foi a vencedora do certame.
Após a homologação do resultado, que deve ser feita nos próximos dias, será assinado o contrato com a empresa vencedora, que deverá publicar o edital do concurso em até 60 dias após a assinatura.
Concurso
A Câmara Municipal anunciou em maio de 2016 que realizaria um concurso público para preenchimento de 30 vagas e que as provas ocorreriam ainda naquele ano, com os candidatos aprovados podendo ocupar os cargos em janeiro de 2017.
No entanto, os prazos não foram cumpridos por conta de entraves burocráticos e a complexidade do edital. Uma nova data foi anunciada para o lançamento do documento, em janeiro de 2017, e mais uma vez, o Legislativo não conseguiu apresentar os documentos solicitados pelo MPMG.
Em dezembro de 2016, houve uma recomendação do MPMG para que o edital não fosse divulgado antes que a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público examinasse o contrato entre a casa e a empresa responsável pela realização do concurso.
Após nova recomendação do MPMG, a Câmara Municipal decidiu realizar outra licitação para contratação da empresa responsável por todos os procedimentos referentes ao concurso público.
Cargos
O maior número de vagas será destinado para o cargo de assistente legislativo, com 13 oportunidades, todos para nível médio, assim como os três técnicos de informática e um técnico em segurança do trabalho.
Para nível superior, estão previstas uma vaga para administrador de gestão em RH, analista na área de ciências sociais e políticas, analista na área de educação e cultura, analista na área de meio ambiente, analista na área de política urbana, analista na área de saúde pública e psicólogo; duas vagas para redator/revisor e quatro vagas para jornalista.
Atualmente, a Câmara conta com 170 funcionários, dos quais 125 são comissionados e 45 efetivos, além dos 149 funcionários dos gabinetes. (G1)