
Compuseram o dispositivo a Ministra do STF, Cármen Lúcia Antunes Rocha, a Presidente da AMMP, Larissa Rodrigues Amaral, a Diretora do CEAF, Élida de Freitas Rezende, a Ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus, a Subcorregedora-Geral do MPMG, Gisela Potério Santos Saldanha, e a Coordenadora Regional da Bacia do Rio Doce, Hosana Regina Andrade de Freitas.
Na segunda-feira, 25 de março, a AMMP sediou o evento “MMM – Mulheres, Meio Ambiente e Mineiridade. Uma homenagem às mulheres que atuam na defesa do Meio Ambiente em Minas Gerais”, em celebração ao Mês da Mulher. O evento, promovido pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), contou com a palestra “Estado Constitucional Ecológico”, proferida pela Ministra do Supremo Tribunal Federal e umas das homenageadas, Cármen Lúcia Antunes Rocha.
“A perda da biodiversidade é quase 1 milhão de espécies que já se extinguiram ou estão na iminência de se extinguir”, enfatiza a Ministra do STF. “O princípio da dignidade do constitucionalismo contemporâneo não diz respeito apenas à pessoa humana, diz respeito a todo ser vivo. Tudo que é vivo na natureza é sujeito de direito como o ser humano e, portanto, não pode haver a degradação”.

Nove mulheres também foram homenageadas com uma mandala feita pelas artesãs do Vale do Jequitinhonha, por suas atuações na defesa do meio ambiente em Minas Gerais, sendo elas: a Presidente do TRF – 6ª Região, Mônica Sifuentes (Categoria: Poder Judiciário), a Deputada Estadual Leninha (Categoria: Poder Legislativo), a Secretária de Meio Ambiente Marília Melo (Categoria: Poder Executivo), a Promotora de Justiça do MPGO , Tarcila Santos Britto Gomes (Categoria Ministério Público), a Coronel da PMMG, Gracielle Rodrigues Santos (Categoria: Segurança Pública), a Representante da cooperativa de recicladores Coopersoli, Neli de Souza Silva Medeiros (Categoria: Terceiro Setor), a Advogada Cristiana Nepomuceno (Categoria: OAB), a Diretora do Instituto Prístino, Luciana Hiromi Yoshino Kamino (Categoria: Academia), e a Engenheira Civil, Josiane de Oliveira Melo (Categoria Especial: Atingida).
Na oportunidade, a Presidente da AMMP, Larissa Rodrigues Amaral, celebrou as integrantes do MPMG em seu pronunciamento. “Eu jamais deixaria de fazer um tributo especial às minhas colegas, Promotoras e Procuradoras de Justiça, que atuam nas mais diversas áreas de atuação todos os dias, muitas vezes longe dos holofotes, nos bastidores, para tornar diferente a realidade do cidadão e da sociedade”.