A Presidente da AMMP, Larissa Rodrigues Amaral, participou da celebração dos 15 anos do Memorial do Ministério Público de Minas Gerais. O evento ocorreu na segunda-feira, (17/04), no Auditório Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte.
A mesa de honra também foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, pela Diretora do CEAF e Presidente do Conselho Curador do Memorial do MPMG, Elaine Martins Parise, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, Marco Antônio Lopes de Almeida, pela Presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público e Ouvidora-Geral do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus, pelo ex-Presidente da AMMP e integrante da Comissão Coordenadora do Projeto Memorial do Ministério Público, Joaquim Cabral Netto e pelo Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, que proferiu a palestra magna no evento.
O Memorial tem a finalidade de recuperar, conservar e divulgar testemunhos materiais e imateriais representativos da história da instituição. Desde sua criação, foi reunido um acervo com mais de 2500 itens, incluindo documentos, fotos e vídeos, que se tornaram objeto de estudo, consultas e da retratação da memória do MPMG.
Na cerimônia, os Conselheiros do Memorial foram homenageados com a entrega de diplomas. Os (as) associados (as) homenageados foram: o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, a diretora do CEAF e presidente do Conselho Curador do Memorial do MPMG, Elaine Martins Parise, o Coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda, os ex-Presidentes da AMMP e Procuradores de Justiça Aposentados, Joaquim Cabral Netto e Nedens Ulisses Freire Vieira; os (as) Promotores (as) de Justiça Danielle de Guimarães Germano Arlé, Emerson Felipe Dias Nogueira, Flávio Alexandre Correa Macie, Giselle Ribeiro de Oliveira, Gislane Testi Colet, Kátia Suzane Lima Mendes Araújo, Luciano Luz Badini Martins, Marcelo Azevedo Maffra, Marco Aurélio Nogueira, Marta Alves Larcher e Tânia Maria Falcão e os Procuradores de Justiça Antônio de Padova Marchi Júnior, Edson Ribeiro Baeta, Evaristo Soares Moreira Júnior, Gregório Assagra de Almeida, Jacson Rafael Campomizzi e Paulo Roberto Moreira Cançado.
A exposição temporária do Memorial do MPMG teve início no dia 18 de abril e ficará aberta para visitação de segunda a sexta, das 13h às 17h, até o dia 30 de junho de 2023, na rua Dias Adorno, 367 – Pilotis, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
(Contém informações do MPMG)