A AMMP – Associação Mineira do Ministério Público, entidade de classe que congrega promotores e procuradores de Justiça do Estado de Minas Gerais, vem a público esclarecer:
O membro do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Procurador-Geral de Justiça Jarbas Soares Júnior,, que possui mais de 30 anos de dedicação à Instituição, sempre se pautou exclusivamente pela estrita observância das leis e da Constituição do país, com destacada atuação na proteção do meio ambiente.
No exercício das funções de Procurador-Geral de Justiça, durante três exercícios sempre atuou com zelo, dedicação e denodo no mister da função, sempre de forma imparcial e voltado aos interesses do Ministério Público e da sociedade.
O acordo relativo aos fatos ocorridos em Brumadinho, fruto do trabalho do Ministério Público e de várias outras Instituições envolvidas, prevê, dentre outros objetos, o ressarcimento ao Estado pelos danos à sua economia e, pois, alocação de recursos em várias regiões do Estado, devendo ser rechaçadas quaisquer alegações que visem desacreditar a Instituição e o Procurador-Geral de Justiça.
Além disso, durante sua carreira, sempre primou o Procurador-Geral de Justiça pela retidão e correta aplicação das leis, inclusive na apuração de condutas envolvendo quem quer que seja.
Nesse sentido, a Associação Mineira do Ministério Público reitera a sua confiança no Dr. Jarbas Soares Júnior que, ao exercer o cargo de Procurador-Geral de Justiça, sempre trouxe importantes avanços à Instituição mineira, e, por consequência, para toda a sociedade.
Belo Horizonte, 30 de janeiro de 2022.
Larissa Rodrigues Amaral
Presidente da Associação Mineira do Ministério Público