A AMMP sediou, hoje (13 de dezembro), a solenidade que celebrou a parceria entre o MPMG, por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), o Instituto Galo, a Abralatas e a Asmare.
O convênio visa promover a consciência ambiental, além de fortalecer a atividade dos catadores de resíduos recicláveis. Dessa forma, todos os resíduos recicláveis dos prédios do MPMG serão destinados a esses profissionais.
Participaram do evento: o presidente da AMMP, Enéias Xavier Gomes; o PGJ, Jarbas Soares Júnior; o Promotor de Justiça e coordenador da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais do MPMG, Paulo César Vicente de Lima; secretária de Estado do Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo; a presidente da Asmare, Maria das Graças Marçal; o gerente de relações institucionais da Abralatas, Guilherme Canielo, o presidente do Atlético Mineiro, Sérgio Coelho e a presidente do Instituto Galo, Maria Alice Melo Coelho.
Entidades
A Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, é uma associação civil sem fins lucrativos criada em março de 2003 pelos fabricantes brasileiros de lata de alumínio para bebidas, para estabelecer o intercâmbio de experiências com a sociedade e promover o desenvolvimento e o aumento da competitividade dessa embalagem e de sua cadeia produtiva no Brasil. A instituição também é parceira da CONAMP.
Asmare
Fundada em 1992, a Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE), localizada na região central de Belo Horizonte, é responsável pela coleta, triagem, prensagem e comercialização de material reciclável. Além da questão ambiental, a atividade da entidade garante renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social.