Lançada no dia 22 de abril, a campanha “Comunidade Viva Sem Fome” arrecadou, até o dia 28 de maio, cerca de 789 cestas básicas. Os alimentos foram entregues a 22 comunidades vulneráveis de Belo Horizonte e região metropolitana. A iniciativa tem como propósito mitigar os efeitos da pandemia do coronavírus.
A campanha coordenada pela Associação Imagem Comunitária (AIC), Associação Mineira de Supermercados, Caritas Brasileira Regional MG, realiza o diagnóstico de famílias das comunidades periféricas por meio da rede Periferia Viva.
O trabalho de diagnóstico também conta com o apoio de uma comissão interinstitucional, constituída por representantes de entidades parceiras da campanha.
Com funciona?
1) O doador clica no link de um dos mercados parceiros e é direcionado para a compra do kit de doação. O preço atual do kit é R$61,92 e pode ser alterado a qualquer tempo, de acordo com as variações do mercado.
Mercados no link: comunidadevivasemfome.org.br
2) O pagamento é feito por meio de cartão de crédito. Quando a operadora do cartão confirmar o pagamento, você vai receber a nota fiscal eletrônica automaticamente em seu e-mail.
3) Os kits serão identificados com um selo autoadesivo da campanha e conterão um folheto com instruções para a prevenção da COVID-19.
4) Os supermercados entregarão os kits gratuitamente, sem nenhum custo de frete para os doadores, a um centro de distribuição da CáRITAS BRASILEIRA REGIONAL MINAS GERAIS.
5) A CÁRITAS vai distribuir as cestas para as entidades comunitárias credenciadas e elas farão as entregas para as famílias da comunidade que mais precisarem.
Transparência
Todo o processo de doação, da compra dos kits no site de cada supermercado à entrega a cada família, é monitorado de perto. O número de doações é divulgado no site da campanha quinzenalmente.