No pirex
30 de agosto até 2 de setembro
Teatro Marília, Avenida Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia
Classificação: Livre
Mais informações pelo telefone: (31) 3277-4697
Um espetáculo com ingredientes bem surrealistas, mas com um saboroso resultado da mistura de teatro físico, comédia muda, clown e de boas doses de manipulação de objetos cotidianos. Tudo isso regado ao mais tradicional Teatro do Absurdo. Instigante, divertido, suado, há muito cheiro de cozinha em “No pirex”. Boquélia (A dona da casa), Bencrófilo (O garçom jovem), Bonita (A cozinheira), Ubaldo (O garçom velho) e Alcebíades (O velho), são os cinco personagens que, em volta de uma mesa, dão vida a uma história que mais parece um pesadelo cômico. Ou um jantar surrealista? Uma festa macabra? Uma versão gótica do MadTeaParty do país das maravilhas? Tudo isso ou nada disso, “No Pirex” é aberta a múltiplas leituras do público.
Thácht
23 de agosto até 26 de agosto
Espaço Aberto Pierrot Lunar, Rua Ipiranga, 137 – Floresta
Classificação: Livre
Mais informações pelo telefone: (31) 2514-0440
Após dois anos de intensas investigações, a partir de leituras e filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e o Cinema Mudo, o Grupo Armatrux uniu essa pesquisa ao texto escrito por Eid Ribeiro. Dessa união nasceu “Thácht”, uma tragicomédia musical que consolida a linguagem própria do Armatrux e traz como referência o antigo teatro de variedades, com execução ao vivo de peças para piano e violino. “Thácht” aborda fragmentos da vida de Rafa e Rufo, artistas de variedades que vivem de suas recordações. Com muito humor negro, os dois cômicos desenvolvem um diálogo absurdo, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. O espetáculo conta também com a participação da diva transformista Siboney, uma cantora que ganha vida a partir das memórias da dupla e da curiosa presença de uma mulher de um atirador de facas.
Chopin ou Tormento do Ideal
24 (21h) e 25 (20h) de agosto
Teatro Minas Tênis Clube, Rua da Bahia, 2244 – Lourdes
Classificação: Livre
Mais informações pela informação: Livre
Pela primeira vez no Teatro do CCMTC, a atriz Nathalia Timberg apresenta, junto a pianista Clara Sverner e direção de José Possi Neto, a peça “Chopin ou o Tormento do Ideal”. O espetáculo apresenta recortes textuais da vida do músico polonês Chopin, por meio de cartas de George Sand e poemas de Musset, Liszt, Baudelaire, Gérard de Nerval e Saint-Pol-Roux. São apresentados vinte anos da vida e obra do compositor pautados por acontecimentos históricos da época. O artista vive a angústia do real cotidiano e o ideal intangível. A primeira montagem do texto foi há 30 anos no Théâtre de la Gaîté-Montparnasse, em Paris, estrelada pelos franceses Erik Berchot (pianista) e Philippe Étesse (ator).
Clarice Lispector e eu – o mundo não é chato
18 de agosto, 21h
Teatro Minas Tênis Clube
Classificação: Livre
Mais informações pelo telefone: (31) 3516-1360
Os textos selecionados para compor o espetáculo mostram o relacionamento da escritora com o mundo ao seu redor e com o outro, deixando transparecer, com fino humor, sua timidez e seu “desencaixe” nas relações.
De banda pra lua
18 e 19 de agosto, 11h
Teatro Francisco Nunes, Avenida Afonso Pena, 1277 – Centro
Classificação: Livre
Mais informações pelo telefone: (31) 3277-6325
Com uma proposta de encenação voltada para o trabalho do ator, a peça dá prosseguimento a uma das marcas do Armatrux, caminhar entre o teatro físico e o musical, entre o infantil e o absurdo, entre tradição e revolução. Em “De banda pra Lua”, o Grupo se vale do teatro de sombras, elemento essencial para a construção do mundo encantado proposto pelo espetáculo. No enredo, Tonico e Bié moram na roça com o pai e a mula Madrugada. Apaixonados pela lua e seus mistérios, Tonico, Bié e Madrugada vivenciam aventuras marcadas por encantamento, trapalhadas, risos e sustos. O mundo da imaginação das crianças é o palco perfeito para essa misteriosa e terna história povoada de seres encantados, como São Jorge, o dragão e aparições de outro mundo.
|