AMMP

Operação apura crimes relacionados a contratação de empresa pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, deflagrou na manhã de ontem, 19 de fevereiro, a primeira fase da operação Poseidon. O objetivo da ação é apurar fraudes em contratos administrativos firmados entre o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a empresa Araguaia Engenharia Ltda.

A operação, que teve início com a denúncia de um vereador da cidade, investiga ilícitos penais de associação criminosa, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro, todos relacionados aos Contratos Administrativos nº 158/2009, 067/2010 e 068/2010, firmados entre a autarquia municipal e a empresa.

Segundo os promotores de Justiça Daniel Marotta Martinez e Adriano Arantes Bozola, foi apurada uma divergência de aproximadamente R$ 12 milhões entre os valores pagos pelo Dmae e os serviços efetivamente prestados pela Araguaia Engenharia.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, estes últimos contra dois responsáveis da empresa na execução dos contratos e um funcionário do Dmae responsável pelas declarações, ideologicamente falsas, de recebimento das obras e determinação do pagamento. (MPMG)

 

Digite os dados de acesso