AMMP

Iniciativa do MPMG leva à ampliação da Rede de Atenção Psicossocial em Belo Horizonte

O Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) para o quadriênio 2018-2021, publicado no Diário Oficial do município de Belo Horizonte no dia 30 de dezembro de 2017, traz emendas populares de iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Saúde (Saúde Mental).

A Lei nº 11.098, de 29 de dezembro de 2017, dispõe sobre o PPAG, que foi tema de audiências públicas realizadas na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em outubro do ano passado. Na ocasião, o promotor de Justiça Bruno Alexander Vieira Soares apresentou cinco sugestões de emendas populares, sendo que as três primeiras foram acolhidas integralmente e seus demonstrativos físicos e financeiros constam no PPAG publicado com as alterações do legislativo municipal. Destacam-se as sugestões apresentadas:

1. Implantação de dois novos Centros de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas (Cersams – AD);
2. Mais quatro equipes dos Consultórios na Rua;
3. Criação de 12 leitos de saúde mental em hospital geral;
4. Implantação de um Cersam;
5. Criação de 60 vagas em comunidade terapêutica.

De acordo com Bruno Soares, a aprovação das emendas populares relativas à implantação dos Cersams AD, a ampliação das equipes de Consultório de Rua e a criação dos leitos de saúde mental em hospital geral representa a possibilidade de incremento da Rede de Atenção Psicossocial do município de Belo Horizonte, cuja necessidade tem sido verificada por meio do acompanhamento contínuo realizado pela Promotoria de Justiça. (MPMG)

 

Digite os dados de acesso