AMMP

XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais é marcado por troca de conhecimentos e presença de autoridades e personalidades renomadas

Teve início ontem, dia 04 de agosto, o Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais. Sediado no Centro de Convenções do Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte, o evento contou com autoridades renomadas no MP mineiro, no campo jurídico nacional e também na comunicação e jornalismo.

Compuseram a mesa de abertura autoridades como Manoel Murrieta, Presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, presidente do CNPG e Procuradora-Geral do Estado da Bahia, Jarbas Soares Junior, Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, o  Corregedor-Geral do MPMG, Marco Antonio Lopes de Almeida, a Defensora-Pública geral do Estado, Raquel Gomes de Souza da Costa, o Presidente do TRE-MG Maurício Soares, o Secretário-Geral de Minas Gerais, Marcel Dornas Beghni, o Procurador-Geral de Belo Horizonte, Hércules Guerra representando a prefeitura de BH, a Vice-Presidente da Amagis, Rosimere Couto; além da Diretoria AMMP, representada por sua Presidente, pela Vice-Presidente, Luz Maria Romanelli de Castro e pelo Diretor Cultural, Francisco Generoso.

Abrindo o circuito de palestras do primeiro dia, a ex-Juíza do Tribunal Internacional de Haia, Sylvia Steiner, abordou as atribuições da Procuradoria junto ao Tribunal Penal Internacional: desafios do Ministério Público contemporâneo. Na sequência, Fernando Armando Ribeiro abordou o direito, literatura e transformação social, tendo como presidente de mesa o Promotor de Justiça Leonardo Costa Coscarelli.

O Ex-Advogado-Geral da União, Fábio Medina Osório, palestrou sobre compliance anticorrupção empresarial. O Promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior presidiu a mesa.

Fechando as palestras do dia, a jornalista e escritora Daniela Arbex, autora premiada pelo Prêmio Jabuti e APCA, tematizou em sua fala o jornalismo investigativo no âmbito do Ministério Público. O Diretor Cultural, Francisco Generoso, foi o presidente da mesa. A cobertura de eventos como o incêndio da Boate Kiss e a tragédia de Brumadinho são marcos na carreira da jornalista.

O Congresso tem sequência nesta sexta, desta vez contando também com apresentações de teses e painéis dos nossos associados (confira todos os temas aqui). Outros nomes influentes marcam presença na programação: o Promotor de Justiça do MPSP, Cleber Masson, o comunicador Marcelo Tas e o Ministro do TCU, Antonio Anastasia.

Digite os dados de acesso