Na Imprensa

Creche onde ocorreu tragédia em Janaúba será demolida

Segundo a prefeitura do município mineiro, uma nova unidade ficará pronta em 80 dias e será custeada pelas doações recebidas

A creche Gente Inocente, em Janaúba (MG), onde um vigia ateou fogo em meninos e meninas na última quinta-feira (5/10), será demolida. Dez pessoas morreram na tragédia: oito crianças, uma professora e o incendiário, Damião Soares dos Santos, de 50 anos. Treze vítimas seguem internadas em estado gravíssimo.

O prédio está interditado. A Prefeitura Municipal informou que, nesta segunda-feira (9/10), será definido o local onde a creche funcionará provisoriamente até a construção de uma nova sede.

O prefeito Carlos Isaildon Mendes disse que um memorial será erguido no local da tragédia. Segundo ele, a nova creche deve ficar pronta em 80 dias e será custeada com as doações recebidas pela cidade – mais de R$ 400 mil já foram doados.

Inquéritos
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou quatro inquéritos para investigar as circunstâncias do incêndio na creche.

Em nota, o MP informou que um dos inquéritos vai apurar se o vigilante Damião Soares dos Santos, de 50 anos, tinha alguma doença ou transtorno mental que o tornasse não recomendado para a função na creche Gente Inocente. Também vai investigar se houve falha do poder público quanto à avaliação e ao tratamento da “disfunção de consciência” indicada em estudo social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, solicitado pelo MPMG em 2014.

Outro inquérito pretende assegurar que seja prestada a assistência material e psicológica às vítimas e suas famílias. Um terceiro procedimento vai apurar as necessidades das famílias das crianças afetadas pela tragédia.

O quarto inquérito fiscalizará a destinação de recursos doados à prefeitura de Janaúba por meio de uma conta no Banco do Brasil. O objetivo é garantir que os valores sejam usados integralmente no amparo às vítimas. (Metropoles)

 


Mais na Imprensa

Diretoria participa de posse no MPMG

A diretoria da Associação Mineira do Ministério Público participou, no dia 11 de junho, de posse da Procuradora de Justiça, Lais Maria Costa Silveira Penna, em Sessão Ordinária da Câmara dos Procuradores de Justiça.

Natural de Belo ...