Na Imprensa

MPMG recomenda ao município de Ituiutaba a adoção de medidas para melhorar a Atenção Primária à Saúde

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, expediu Recomendação para que o prefeito e o secretário municipal de Saúde adotem todas as medidas de gestão necessárias para para melhoria da Atenção Primária à Saúde.

Entre as medidas indicadas no documento estão: a adequação de uma série de protocolos, reforma e readequação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), implantação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), adesão à Política Nacional de Saúde Bucal, melhoria dos processos de trabalho nas UBSs, contratação de agentes de comunitários de Saúde e de agentes de combate a endemias via processo seletivo, criação de website e aplicativo para smartphones para acesso das informações dos serviços de saúde disponibilizados no município e comunicação entre usuários e gestores públicos.

De acordo com a Recomendação, dados do Ministério da Saúde apontam que, pelo menos 85% dos problemas de saúde da população brasileira podem ser resolvidos no âmbito da atenção básica. Mesmo assim, segundo o promotor de Justiça Daniel Rodrigues, atualmente, o município de Ituiutaba apresenta 51,22% de cobertura para a Atenção Básica e apenas 39% de cobertura para a ESF (11 equipes implantadas). (MPMG)

 


Mais na Imprensa

Diretoria participa de posse no MPMG

A diretoria da Associação Mineira do Ministério Público participou, no dia 11 de junho, de posse da Procuradora de Justiça, Lais Maria Costa Silveira Penna, em Sessão Ordinária da Câmara dos Procuradores de Justiça.

Natural de Belo ...