Dicas Culturais

 
AMMP CULTURAL 20/04/2018 

Quinzenalmente, compartilhamos com você a melhor programação de exposições, peças de teatro, shows, concertos, danças e outras manifestações de arte em Belo Horizonte.

 
 
 

Exposição "Paralelo Quântico" | Bráulio Bittencourt

20 de abril até 12 de maio 2ª a 6ª, das 10h às 19h e sábado, das 10h às 14h

P.S. Galeria (Rua Antônio de Albuquerque, 911- Savassi)

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 98503-0200

Trata-se de uma coletânea de pinturas produzidas pelo artista com inspiração na temática da obra de Amit Goswami, intitulada “A Janela Visionária”. Nessas obras, o artista mergulha no universo da atemporalidade e das múltiplas possibilidades de coexistência em diversos planos. Fiel ao seu fascínio e à sua pesquisa no campo da cor e da fragmentação da luz, em Paralelo Quântico o artista aborda a tensão e o jogo entre a luz e sua ausência.

 

Exposição T?ky? Sutairu (??????) | O Estilo de Tokyo

20 de abril até 29 de abril, 10h às 22h

BH Shopping Rodovia BR-356, 3049 - Belvedere

Classificação: Livre

Mais informações pelo telephone: (31) 4003 4135

Para além das novidades das passarelas, a exposição dá enfoque para o comportamento das pessoas nas ruas e como a moda traduz de forma única os diversos elementos híbridos da cultura japonesa.

Espetáculo "Um pouco de ar por favor"

20 de abril até 7 de maio, Sexta a segunda, às 19h

CCBB, Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Classificação: 14 anos

Mais informações pelo telefone: (31) 3431-9400

Um grupo de atores resolve discutir, numa peça de teatro, a opressiva sensação do presente, as incertezas com relação ao futuro e os valores do passado em rápida mutação. Para isso, constroem três personagens cujas trajetórias se dão em diferentes épocas. Espetáculo da Cia Pierrot Lunar, com direção de Chico Pelúcio e texto de Luis Alberto de Abreu.

 

Homem-Bomba

20 e 21 de abril, às 20h, e 22 de abril, às 18h

Teatro João Ceschiatti - Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro

Classificação: 12 anos

Mais informações pelo telefone: (31) 3236-7400

Em um mundo desigual, cada vez mais parecido com um grande abatedouro, um homem quer compreender os vários eus que o habitam e utiliza, para realizar o seu intento, métodos nada convencionais. Texto de Cynthia Paulino, livremente inspirado no clássico O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson.

 

Pescadora de Ilusões – com Mel Lisboa e Carol Badra

22 de abril, 16h

Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2244 - Lourdes

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3516-1360

O texto do espetáculo “Pecadora de Ilusões” foi inspirado no livro “A Mulher que Matou os Peixes”, de Clarice Lispector, no qual a escritora pede que a perdoem por esquecer-se de dar comida aos peixinhos vermelhos dos seus filhos e por isso eles morreram. Porém, para justificar seu pedido, Clarice garante que ama os animais e conta histórias muito divertidas sobre os bichos de estimação que passaram por sua vida, como o cachorro Dilermando e a macaquinha Lisete. No enredo da peça as atrizes Carol Badra e Mel Lisboa vivem as personagens EU e TU, duas atrizes que resolvem montar um espetáculo para pedir as crianças perdoarem Clarice Lispector por ter matado os peixes, assim como ela faz no livro.

 

A Visita da Velha Senhora

26 até 29 de abril, Quinta a sábado, às 20h e domingo, às 18h

Teatro Sesi Minas, Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3241-7181

O texto do suiço Friedrich Dürrenmatt apresenta um olhar irônico sobre a fragilidade dos nossos valores morais, da justiça e da esperança. Em Galileu Galilei, também de Brecht, o tema é revisitado: Como posso ser fiel ao que penso sem sucumbir ao poder econômico e político vigente? Como manter meus ideais comprando meu vinho bom?

 

Cinderella Rodgers & Hammerstein's (Musical)

27 de abril até 29 de abril, sexta, às 20h sábado e domingo, às 16h

Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro 

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3270-8100

A magia permanece eterna. ‘Cinderella, o Musical’, após ser visto por mais de 120 mil pessoas, entre RJ e SP, chega a BH. O espetáculo traz ao palco o mais clássico contos de fadas de todos os tempos: “Cinderella”, a gata borralheira que se transforma em princesa por um dia, encontra seu grande amor graças ao sapatinho de cristal perdido com quem vive “feliz para sempre”! Esta célebre história de amor ganhou uma versão que chegou à Broadway em 2013. A montagem brasileira, que conta com uma orquestra de 16 músicos, ganhou o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Cenografia e teve indicações aos principais prêmios do país, em diversas categorias.

Tribalistas

7 de setembro, 21h

Esplanada do Mineirão

Classificação: Livre

Mais informações: www.eventim.com.br/tribalistas

Anunciada em dezembro do ano passado, a primeira turnê dos músicos será para celebrar a união do trio e o novo álbum. Ao longo de 40 dias, entre o fim de julho e o início de setembro, os Tribalistas percorrerão nove capitais do país, apresentando-se em grandes arenas.

 

Raphael Sales – Show de lançamento do CD Fundamental

20 de abril, 21h

Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2244 – Lourdes

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3516-1360

Transitando por diversos gêneros musicais da mpb, o compositor Raphael Sales, mineiro de Contagem, explora, no disco Fundamental, as harmonias da música mineira, sem perder a pulsão dos ritmos afro-brasileiros, o que caracteriza o trabalho diferenciado que o músico realiza ao explorar no violão a rítmica negra. Temas de identificação afro-brasileira também são trazidos nas letras de Fundamental, já que divindades arquetípicas afro aparecem juntamente com elementos ritualísticos de diversas culturas.

 

Guilherme Arantes e Orquestra Opus

20 de abril, 21h

Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro 

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3270-8100

Guilherme Arantes se apresenta acompanhado pela Orquestra OPUS em um espetáculo com os seus maiores sucessos trazendo a sonoridade requintada da orquestra para as suas canções. Entre as canções, podemos citar O melhor vai começar, Brincar de Viver, Planeta Água, Coisas do Brasil, Êxtase, Um dia um adeus, Cheia de charme, Amanhã, Meu mundo e nada mais, Pedacinhos, Muito diferente, Fã n°1, Deixa Chover e Lindo Balão Azul. O espetáculo conta ainda com a participação especial do saxofonista Dórico Sciotti.

 

Odair José | Show de lançamento do álbum "Gatos e Ratos

21 de abril, 22h

Autêntica Rua Alagoas, 1172 – Savassi

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3654-9251

O trabalho é marcado pela simplicidade dos arranjos e tem como influência o primeiro disco solo de Pau McCartney. O show de abertura é da banda Cabezas Flutuante.

 

Túlio Araújo e o Choro Amoroso

21 de abril, 16h

Memorial Minas Gerais Vale, Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3343-7317

Com a ideia de criar um grupo de choro sem regras e livre de esteriótipos é que o internacionalmente reconhecido percussionista mineiro Túlio Araújo começou a juntar um time de instrumentistas peculiares. Nasceu assim o Choro Amoroso.

 

Thiago Delegado – Lançamento do CD Sambetes Vol. 1

26 de abril, 20:30

Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2244 - Lourdes

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3516-1360

Violonista, compositor e arranjador mineiro lança o seu mais recente disco intitulado “Thiago Delegado: Sambetes Vol. 1” que reúne além de Thiago, os músicos Aloízio Horta (baixo), Christiano Caldas (teclados e hammond) e André Limão Queiroz (percussão) que o acompanharão também no palco. O álbum conta com oito faixas compostas em homenagem a Roberto Menescal, um dos criadores da Bossa Nova. O estilo das músicas do disco é o samba dos anos 1950/ 1960.

Ópera La Traviata - Giuseppe Verdi

20 de abril até 28 de abril, Dias 20, 24, 26 e 28 às 20h, e 22 (domingo) às 19h

Grande Teatro Palácio das Artes Avenida, Afonso Pena, 1537 – Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3236-7400

Com direção musical e regência de Silvio Viegas e concepção cênica de Jorge Takla, a Fundação Clóvis Salgado estreia em abril sua nova montagem operística La Traviata, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Encenada em três atos, a montagem transporta o público para uma Paris do século XIX, onde o Demi-Monde, o mundo do meio, entre a alta sociedade e o bas-fonds da pobreza e da prostituição, e a Família, estrutura inabalável em que os valores burgueses e religiosos ditam as regras, servem de cenário para o conturbado romance entre Alfredo (Fernando Portari) e Violetta (Jaquelina Livieri).

 

Concertos com a Orquestra de Betim

25 de abril, 20h

CCBB, Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3431-9400

A Orquestra Sinfônica de Betim apresentará, além de repertório sinfônico tradicional, obras para grupos de percussão, madeiras, metais e cordas, proporcionando ao público uma vivência do posicionamento e da sonoridade dos diversos naipes da Orquestra. No repertório, obras de Elgar, Verdi, Piazzolla, Denza e Zequinha de Abreu. Regência: Márcio Miranda Pontes.

 

Orquestra de Câmara Sesiminas

25 de abril, 20h

Teatro Sesi Minas, Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3241-7181

 

Programa

Primeira Parte

- J. S. Bach – Concerto nº 2 em Mi Maior BWV 1042 para violino e orquestra

- Allegro

- Adagio

- Allegro assai

- E. Grieg – Suíte “Holberg” op. 40 para orquestra de Cordas

- Preludio (Allegro Vivace)

- Sarabanda (Andante)

- Gavotte (Allegretto)

- Aria (Andante religioso)

- Rigaudon (Allegro con brio)

 

Intervalo

Segunda Parte

- Clóvis Pereira – Três peças Nordestinas

- No reino da pedra verde

- Aboio

- Galope

- Radamés Gnatalli – Concerto para violino e cordas

- Allegro moderato marcato

- Canção

- Choro

cadências: Daniel Guedes

Daniel Guedes – Violino e Regência

AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928
CEP 30.140-062 - Barro Preto
Belo Horizonte - Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br