Dicas Culturais

 
AMMP CULTURAL 17/08/2018 

Quinzenalmente, compartilhamos com você a melhor programação de exposições, peças de teatro, shows, concertos, danças e outras manifestações de arte em Belo Horizonte.

 
 
 

ESTAR NO MUNDO, SEM SER DO MUNDO

14 de agosto até 30 de setembro

Casa Fiat, PRAÇA DA LIBERDADE, 10  FUNCIONÁRIOS

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3289-8920

A artista plástica Maíse Couto apresenta suas obras na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. A exposição “Estar no mundo, sem ser do mundo” conta com uma série de sete pinturas, sendo cinco delas inéditas, em tamanhos variados. As obras delineiam um universo pictórico elaborado a partir da experimentação de um espaço que não se submete a linearidade de nenhuma perspectiva conhecida, mas a uma paisagem só experimentada no território livre da poesia e da pintura.

No pirex

30 de agosto até 2 de setembro

Teatro Marília, Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia

Classificação: Livre       

Mais informações pelo telefone: (31) 3277-4697

Um espetáculo com ingredientes bem surrealistas, mas com um saboroso resultado da mistura de teatro físico, comédia muda, clown e de boas doses de manipulação de objetos cotidianos. Tudo isso regado ao mais tradicional Teatro do Absurdo. Instigante, divertido, suado, há muito cheiro de cozinha em “No pirex”. Boquélia (A dona da casa), Bencrófilo (O garçom jovem), Bonita (A cozinheira), Ubaldo (O garçom velho) e Alcebíades (O velho), são os cinco personagens que, em volta de uma mesa, dão vida a uma história que mais parece um pesadelo cômico. Ou um jantar surrealista? Uma festa macabra? Uma versão gótica do MadTeaParty do país das maravilhas? Tudo isso ou nada disso, “No Pirex” é aberta a múltiplas leituras do público.

 

Thácht

23 de agosto até 26 de agosto

Espaço Aberto Pierrot Lunar, Rua Ipiranga, 137 - Floresta 

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 2514-0440

Após dois anos de intensas investigações, a partir de leituras e filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e o Cinema Mudo, o Grupo Armatrux uniu essa pesquisa ao texto escrito por Eid Ribeiro. Dessa união nasceu “Thácht”, uma tragicomédia musical que consolida a linguagem própria do Armatrux e traz como referência o antigo teatro de variedades, com execução ao vivo de peças para piano e violino. “Thácht” aborda fragmentos da vida de Rafa e Rufo, artistas de variedades que vivem de suas recordações. Com muito humor negro, os dois cômicos desenvolvem um diálogo absurdo, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. O espetáculo conta também com a participação da diva transformista Siboney, uma cantora que ganha vida a partir das memórias da dupla e da curiosa presença de uma mulher de um atirador de facas.

 

Chopin ou Tormento do Ideal

24 (21h) e 25 (20h) de agosto

Teatro Minas Tênis Clube, Rua da Bahia, 2244 – Lourdes

Classificação: Livre

Mais informações pela informação: Livre

Pela primeira vez no Teatro do CCMTC, a atriz Nathalia Timberg apresenta, junto a pianista Clara Sverner e direção de José Possi Neto, a peça “Chopin ou o Tormento do Ideal”. O espetáculo apresenta recortes textuais da vida do músico polonês Chopin, por meio de cartas de George Sand e poemas de Musset, Liszt, Baudelaire, Gérard de Nerval e Saint-Pol-Roux. São apresentados vinte anos da vida e obra do compositor pautados por acontecimentos históricos da época. O artista vive a angústia do real cotidiano e o ideal intangível. A primeira montagem do texto foi há 30 anos no Théâtre de la Gaîté-Montparnasse, em Paris, estrelada pelos franceses Erik Berchot (pianista) e Philippe Étesse (ator).

 

Clarice Lispector e eu - o mundo não é chato

18 de agosto, 21h

Teatro Minas Tênis Clube

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3516-1360

Os textos selecionados para compor o espetáculo mostram o relacionamento da escritora com o mundo ao seu redor e com o outro, deixando transparecer, com fino humor, sua timidez e seu “desencaixe” nas relações.

 

 

De banda pra lua

18 e 19 de agosto, 11h

Teatro Francisco Nunes, Avenida Afonso Pena, 1277 - Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3277-6325

Com uma proposta de encenação voltada para o trabalho do ator, a peça dá prosseguimento a uma das marcas do Armatrux, caminhar entre o teatro físico e o musical, entre o infantil e o absurdo, entre tradição e revolução. Em “De banda pra Lua”, o Grupo se vale do teatro de sombras, elemento essencial para a construção do mundo encantado proposto pelo espetáculo. No enredo, Tonico e Bié moram na roça com o pai e a mula Madrugada. Apaixonados pela lua e seus mistérios, Tonico, Bié e Madrugada vivenciam aventuras marcadas por encantamento, trapalhadas, risos e sustos. O mundo da imaginação das crianças é o palco perfeito para essa misteriosa e terna história povoada de seres encantados, como São Jorge, o dragão e aparições de outro mundo.

Mesa de Jorge – Jorge Aragão

15 de setembro, 22h

Km de Vantagens Hall BH, Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – Savassi

Classificação: 12 a 14 anos acompanhados. 15 anos

Mais informações pelo telefone: (31) 3209-8989

O cantor recebe vários convidados em uma noite de muito samba.  Os sucessos "Eu e Você Sempre", "Identidade" e "Coisa De Pele" estão no repertório.

 

 

 

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá

22 de agosto, 22h

Km de Vantagens Hall BH, Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – Savassi

Classificação: 12 a 14 anos acompanhados. 15 anos

Mais informações pelo telefone: (31) 3209-8989

O show vai comemorar os 30 anos de lançamento dos discos “Dois” e “Que País é Este” e relembrar canções de sucesso como “Tempo Perdido”, “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Cabloco”. Além de Dado na guitarra e Bonfá na bateria, o projeto conta com os vocais de André Frateschi, a guitarra e violão de Lucas Vasconcellos, os teclados e programações de Roberto Pollo e o baixo de Mauro Berman - que também assina a direção musical do show.

 

 

O Sonho, a Vida, a Roda Viva!

18 de agosto, 21h

Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3270-8100

"O Sonho, a Vida, a Roda Viva MPB4 50 anos ao vivo" reúne canções lançadas no álbum de estúdio (de 2016),como Milagres (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), Desossado (João Bosco e Francisco Bosco), Ateu é tu (Rafael Altério e Celso Viáfora), Brasileia (Guinga e Thiago Amud), A ilha (Kleiton Ramil e Kledir Ramil) e A voz na distância (Paulo Malaguti Pauleira).

 

Khadhu Capanema - “Inverno Mineiro”

23 de agosto, 21h

Teatro Minas Tênis Clube, Rua da Bahia, 2244 – Lourdes

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3516-1360

Escrito entre os anos de 2016 e 2017, o disco é marcado por referências da música mineira principalmente, mas com pitadas de folk inglês, mpb e rock. A sonoridade é centrada no som do violão e dos instrumentos acústicos.

 

 

Tributo ao Rei do Pop

19 de agosto, 18h

Km de Vantagens Hall BH, Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – Savassi

Classificação: 12 a 14 anos acompanhados. 15 anos

Mais informações pelo telefone: (31) 3209-8989

O espetáculo Tributo ao Rei do Pop. Estrelado por Rodrigo Teaser o show é considerado o maior tributo a Michael Jackson contando com 16 integrantes entre músicos e bailarinos, e mais de 60 trocas de figurino.

 

 

 

Felipe Bedetti

18 de agosto, 19h

Cine Theatro Brasil Vallourec, Rua dos Carijós, 258 – Centro

Classificação: livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3222-4389

O “jeito mineiro de ser” foi a base de inspiração para o jovem cantor, compositor e violonista Felipe Bedetti na criação das músicas que fazem parte de seu primeiro álbum autoral “Solo mineiro”. O disco reúne canções que fazem parte da trajetória artística de Bedetti, dos 13 anos até os dias atuais. Das mais de 70 composições ao longo desse período, dez foram escolhidas para fazer parte do CD e feitas em parceria com Zé Luiz Rodovalho (Campinas/SP), Thales Martinez (BH/MG) e Marília Abduani (Piedade de Ponte Nova/MG). Já as letras revelam o dia a dia do interior de Minas, a lida na roça, as brincadeiras de rua, a estrada, o povo e as tradições mineiras.

Expedições: Países hispânicos

18 de agosto, 18h

Sala Minas Gerais, Sala Minas Gerais - Rua Tenente Brito Melo, 1090

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3219-9000

Nesse concerto, o público poderá apreciar as envolventes qualidades de um tango argentino, de danças típicas chilenas e do flamenco espanhol, tão influenciado pela música cigana e mourisca que compõe a base da cultura hispana. O violonista belo-horizontino Aliéksey Vianna apresenta um dos concertos mais populares de todo o repertório, o Concerto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo. Os músicos da Orquestra Jovana Trifunovic (violino), Tiago Ellwanger (violino), João Carlos Ferreira (viola) e Eduardo Swerts (violoncelo) formam um quarteto de cordas para interpretar Tango Ballet de Piazzolla. O concerto terá também obras de Soro – Tres aires chilenos; de Falla – a Suíte nº 1 de O chapéu de três pontas; de Turina – Danças Fantásticas, op. 22; e de Granado – Goyescas: Intermezzo. 

 

Concerto Mulheres Barrocas

19 de agosto, 11h

Memorial Minas Gerais Vale, Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3343-7317

A iniciativa tem ocupado o palco do Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, com apresentações mensais desde maio deste ano. Agora, a quarta edição faz menção à Lucrezia Romana, figura mitológica frequentemente abordada por compositores barrocos, que será acompanhada pela palestra do historiador e professor da Fundação Torino, Dia Luca Palmesi.

 

Karabtchevsky revisita favoritos

23 e 24 de agosto, 20h30

Sala Minas Gerais, Sala Minas Gerais - Rua Tenente Brito Melo, 1090

Classificação: Livre

Mais informações pelo telefone: (31) 3219-9000

Isaac Karabtchevsky, regente convidado

Um ícone da música clássica brasileira, o maestro Isaac Karabtchevsky tem uma longa e renomada carreira em palcos nacionais e estrangeiros.

VILLA-LOBOS | Sinfonia nº 6, “Sobre a linha das montanhas”: Lento

TCHAIKOVSKY | Capricho Italiano, op. 45

BRAHMS | Sinfonia nº 2 em Ré maior, op. 73

AMMP | Associação Mineira do Ministério Público
Rua dos Timbiras, nº 2928
CEP 30.140-062 - Barro Preto
Belo Horizonte - Minas Gerais
(31) 2105-4878 / (31) 2105-4831
ammp@ammp.org.br